SBP lança novo Guia Prático de Aleitamento Materno

Dez artigos elaborados pelos membros do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) compõem o recém lançado Guia Prático de Aleitamento Materno. O material, que tem como objetivo abordar pragmaticamente as principais questões sobre o tema, além de orientar pediatras e residentes, traz assuntos como: Semana Mundial de Aleitamento; reflexos da amamentação na vida adulta; como ser um “Pediatra Amigo da Amamentação”; cuidados no pós-parto; perda de peso no período neonatal imediato; leite materno para prematuros; doação de leite humano; distúrbios gastrintestinais funcionais; apoio à mulher que amamenta na volta ao trabalho; e como e quando desmamar.

“Tínhamos uma série de assuntos que gostaríamos de tratar tanto no Agosto Dourado quanto na Semana Mundial de Aleitamento. Porém, em apenas um mês não conseguimos aprofundar tudo que julgávamos importante. Então, neste guia prático retomamos os temas mais debatidos nessas datas e de modo mais direcionado”, explica dr. Luciano Borges Santiago, presidente do departamento.

O documento ressalta que o aleitamento materno ideal deve ocorrer desde a sala de parto até dois anos ou mais, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês e complementado, a partir daí, com alimentação saudável e equilibrada. Porém, apesar de muitos esforços já realizados, ainda não foi atingida a meta de metade das crianças do mundo (incluindo o Brasil) em aleitamento materno exclusivo até o 6º mês, uma das condições básicas para proporcionar o melhor início de vida para o bebê e saúde para sua mãe.

“Esse assunto precisa ser mais debatido, porque ainda não atingimos os índices que desejamos. Apesar de ter havido, nos últimos anos, uma melhora, ainda é necessário muito trabalho para alcançarmos o ideal. Livros e tratados são muito importantes, mas materiais, como esse guia prático, que conjugam embasamento científico e linguagem objetiva podem ser mais efetivos para essa geração, que está acostumada com a dinâmica rápida da internet. Precisamos investir nessa metodologia, para que assim possamos difundir as informações sobre como os pediatras podem auxiliar os pais nessa fase da amamentação. Por isso, temos a intenção de que esse guia seja anual”, declara.

O Departamento Científico de Aleitamento Materno é composto pelos drs. Elsa Regina Justo Giugliani; Graciete Oliveira Vieira; Luciano Borges Santiago; Roberto Mário da Silveira Issler; Maria da Conceição Monteiro Salomão; Rossiclei de Souza Pinheiro; Vilneide Maria Santos Braga Diégues Serva; Ana Luiza Velloso da Paz; Maria Beatriz Reinert do Nascimento e Yechiel Moises Chencinski.