A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de lançar um vídeo informativo sobre a importância de se atentar para a segurança no uso precoce, prolongado e excessivo de telas por crianças e adolescentes. O material é estrelado pela personagem animada VeVê, que, de maneira didática e lúdica, destaca algumas dicas para um uso mais saudável de aparelhos tecnológicos, como computadores, tablets, celulares e televisão.
O projeto foi criado pela psicóloga e professora Evelise Galvão de Carvalho (Rede ESSE Mundo Digital) e conta com o apoio da dra. Evelyn Eisenstein, membro do Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da SBP. Abaixo, estão as principais orientações para os pais e responsáveis:
Dica # 1: É necessário que as crianças conversem e estejam sempre com os pais ao aprender a usar as telas.
Dica # 2: Até os 2/3 anos, o ideal é se entreter somente com brinquedos e usar a imaginação em um passatempo mais saudável.
Dica # 3: Após essa fase, com uma idade superior aos 2/3 anos, as crianças podem começar a se aventurar no mundo dos desenhos, vídeos e filmes. Porém, esses materiais devem ser escolhidos pelos pais e o tempo de permanência não pode ultrapassar uma hora por dia.
Dica # 4: Para uma criança crescer com saúde é necessário se alimentar bem, manter uma rotina regular de sono e fazer exercícios. É crucial cultivar hábitos saudáveis e desligar as telas no momento das refeições e duas horas antes de prepará-los para dormir. Não os deixe com o celular ligado ou debaixo do travesseiro.
Dica # 5: As crianças apenas devem ter acesso aos conteúdos com o símbolo L (livre). Eles são liberados para essa faixa etária, segundo a Classificação Indicativa do Ministério da Justiça.
Dica # 6: Sempre conversar com os seus filhos sobre a importância de não falar com pessoas desconhecidas nas redes sociais, mesmo que elas tentem conversar através das telas.
Dica # 7: E, por fim, sempre que estiver usando as telas, as crianças precisam contar com a presença de um adulto, que esteja responsável por elas naquele momento.
TELAS E PANDEMIA – Em junho deste ano, para minimizar os impactos do uso excessivo da tecnologia durante a pandemia, a SBP divulgou duas novas publicações para orientar pais e responsáveis sobre como conciliar a rotina de crianças e adolescentes com a utilização saudável de smartphones, computadores e tablets. Em sua mobilização, a entidade reitera todas as recomendações sobre o tempo de exposição às telas indicado para cada faixa etária, chamando atenção para a possibilidade de dependência digital e agravamento dos prejuízos causados pelo consumo exagerado dessas mídias, especialmente durante a atual crise sanitária.
#MENOSTELAS #MAISSAÚDE – E, em fevereiro, a SBP divulgou, ainda, em comemoração ao Dia da Internet Segura, o Manual de Orientação #MenosTelas #MaisSaúde, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes em contato constante com tecnologias digitais. O documento, elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da SBP, complementa e atualiza as recomendações lançadas pela entidade em 2016 sobre o tema.
CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DO MANUAL DE ORIENTAÇÃO #MENOSTELAS #MAISSAÚDE
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06