SBP marca presença em Congresso do CFM sobre humanização na medicina

O equilíbrio entre as humanidades médicas e os avanços biomédicos norteou os debates do VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O encontro reuniu especialistas para fomentar a reflexão sobre questões humanísticas na Medicina e estimular as práticas médicas para além das dimensões biológicas. Ciente da importância do tema, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acompanhou o evento e foi representada pelo dr. Donizetti Dimer Giamberardino Filho, 3º diretor financeiro da entidade.

“O Congresso de Humanidades traz a importância da relação interpessoal no exercício da Medicina, com ênfase na empatia, respeito à dignidade humana e demais princípios éticos e morais. Os pontos de destaque foram apresentados dentro de um ambiente envolvido pela arte, seja por pinturas famosas, músicas e até mesmo o uso de prosa e verso em apresentações”, pontuou o dr. Donizetti.

O especialista enfatizou que um dos aspectos relevantes do evento foi a importância da inclusão das Humanidades no ensino médico. Ele destaca a necessidade de a matriz curricular dos cursos de medicina incluir conteúdos de bioética, humanísticos e de respeito ao outro. “A importância da relação médico com paciente e familiares é fundamental para o exercício da Medicina e, ao lado da ciência, se constitui o principal valor da profissão”, ressaltou. 

PROGRAMAÇÃO – Durante dois dias de evento (21 e 22 de setembro), especialistas desenvolveram temas como: “A presença e perspectivas das humanidades na formação médica do século XXI; Os desafios de nascer e crescer”; “Viver plenamente e envelhecer dignamente”; “A morte e o morrer: desafios nos cuidados de fim de vida”; “Comunicação médico e paciente e as novas tecnologias”; entre outros.