A secretária-geral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, participou do encontro “Vacina e prevenção do câncer: vários olhares, muitos desafios”, promovido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), na última quinta-feira (7), no Rio de Janeiro (RJ). O evento teve como intuito divulgar informações sobre vacinas que podem atuar na prevenção do câncer, mais especificamente a vacina do HPV, que previne o câncer de colo uterino, pênis, vulva, canal anal e orofaringe.
Na oportunidade, a representante da SBP destacou o histórico da SBP na defesa da vacinação no País, além das mais recentes contribuições da entidade para enfrentar o atual cenário de hesitação vacinal. “Estamos discutindo estratégias voltadas a doenças, como certos tipos de câncer, que não estão relacionados diretamente à saúde de crianças e adolescentes. No entanto, a SBP cada vez mais se compromete com o seu importante papel e sua responsabilidade na prevenção de doenças evitáveis dos adultos”, destacou dra. Maria Tereza, referindo-se à vacinação contra o HPV. Segundo a especialista, há décadas a luta em prol das imunizações tem sido o compromisso prioritário da SBP.
O presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, também participou do evento. Na ocasião, o pediatra proferiu a palestra “Eficácia e segurança das vacinas HPV para prevenção de lesões precursoras e câncer do colo do útero”. “A imunização comprovadamente salva vidas! Há inúmeros dados e pesquisas que demonstram a diferença substancial da prevalência desses agravos entre indivíduos vacinados e não vacinados. É fundamental que todos os profissionais de saúde, as instituições científicas e o Programa Nacional de Imunizações (PNI) continuem insistindo na recomendação da vacina contra o HPV”, enfatizou.
Durante o evento, ainda foram abordados os temas: “Plano de Eliminação do Câncer do Colo do Útero”; “Desafios da vacinação contra o HPV na Região das Américas”; “Vacina contra o HPV e prevenção de outros tipos de câncer (vulva, vagina, pênis, ânus, orofaringe)”; e mais.
COMPROMISSO – Ao final do encontro, a SBP assinou, ao lado do INCA, do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e de outras organizações não governamentais e sociedades científicas brasileiras, uma carta de compromisso em apoio à eliminação do câncer de colo do útero e elevação das coberturas vacinais contra o papilomavírus (HPV).
Após o evento técnico no INCA, a organização não-governamental “Instituto Lado a Lado pela Vida” promoveu ainda uma cerimônia no Cristo Redentor. O cartão postal brasileiro foi iluminado na cor roxa para estimular a vacinação contra HPV e alertar a população sobre os tipos de câncer causados por esse vírus.
PED CAST SBP | "Neuroblastoma"
11/11/2024 , 16:20Pediatras promovem live sobre vacinação no adolescente
07/11/2024 , 13:21GT Pediatria Internacional dos Países de Língua Portuguesa realiz...
06/11/2024 , 16:17PRN-SBP capacita mais de 350 profissionais de saúde de Alagoas e ...
06/11/2024 , 16:16PED CAST SBP: "Os cuidados com o bebê prematuro"
04/11/2024 , 18:41SBP lança Diretriz para avaliação e tratamento de dores comuns em...
04/11/2024 , 17:19