Dra. Conceição Segre, coordenadora de campanhas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da campanha Gravidez sem Álcool, participará neste sábado (9), das 9h às 12h, do Ato Público Dia Mundial da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O evento é realizado pela SAFBrasil e SAFFrance. “Há vários anos a dra. Conceição está à frente deste projeto, que desde o ano passado se tornou nacional. Para a SBP é fundamental a participação efetiva neste processo”, enfatiza a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.
A data de 9 de setembro é considerada como o Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) em diversos países e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Ambas as instituições têm estimulado essa Campanha. “Aderindo a essa iniciativa há alguns anos, temos realizado ações focadas na prevenção, sempre feitas por meio de parcerias com diversas instituições científicas e sociais, como a SBP, além de desenvolver um programa permanente de estudos e pesquisas neste assunto”, explica o dr. José Mauro Brás de Lima, coordenador do projeto SAFBrasil Rio.
LEI MUNICIPAL - Outras atividades sobre a SAF estão previstas para ocorrer ainda este mês. No dia 18, das 17h30 às 20h, haverá um Seminário sobre SAF no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). Também pode ocorrer uma audiência pública na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sob a Lei nº 1800/2016.
O texto, aprovado pelo Legislativo local, institui o Projeto Gravidez Segura de Prevenção à SAF, com ações previstas para as unidades de saúde da rede pública municipal, como a orientação às gestantes sobre os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas e demais substâncias psicoativas lícitas ou ilícitas, no curso da gravidez. Pela Lei, as mulheres que necessitem de tratamento de reabilitação deverão ser encaminhadas para os serviços adequados pela equipe técnica do Projeto Gravidez Segura.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA LEI Nº 1800/2016
GRAVIDEZ SEM ÁLCOOL – Idealizada pela SBP, a campanha visa conscientizar sobre os riscos e prejuízos causados pela ingestão de bebidas alcoólicas na gestação. A SAF é a principal causa de retardo mental e de anomalias congênitas não hereditárias representando grande problema de saúde pública. Estima-se que a prevalência média mundial da SAF seja de 0,5-2 casos por 1000 nascidos vivos e que, para cada criança com a síndrome completa, existam três que não apresentem todas as características da síndrome, mas que possuam déficits neurocomportamentais resultantes da exposição pré-natal ao álcool.
No Brasil, não há dados oficiais. Entretanto, há indícios preocupantes. Estudo realizado em um hospital de São Paulo, com a participação de quase duas mil futuras gestantes apontou que 33,29% consumiram bebida alcoólica em algum momento da gestação. O trabalho apontou, ainda, que em 71,4% dos casos a gravidez não foi planejada, ou seja, o desconhecimento desse estado pode ter contribuído para que elas continuassem sendo expostas ao álcool, com aumento de risco de diagnóstico da SAF nos recém-nascidos.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA A CAMPANHA GRAVIDEZ SEM ÁLCOOL DA SBP
"Calibri","sans-serif"">
PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19