SBP parabeniza o idealizador e executor da "Pediatria Itinerante" no Rio Grande do Norte pelo Prêmio Euro 2023

“A palavra é gratidão. Gratidão aos alunos, ex-alunos, médicos e demais profissionais que tornaram esta conquista uma realidade, por meio de seu inestimável apoio”. Foi assim que o coordenador da “Pediatria Itinerante”, dr. Francisco Micussi, expressou seus sentimentos após a iniciativa ser contemplada no 2º Prêmio Euro Inovação e Saúde – América Latina, na categoria “Inovação social e sustentabilidade em saúde”.

A “Pediatria Itinerante”, que oferece assistência gratuita a crianças e adolescentes de regiões carentes do Rio Grande do Norte, foi um dos 12 finalistas da premiação e foi agraciado com o valor de 50 mil euros (aproximadamente 265 mil reais). A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu na quarta-feira (18), em São Paulo (SP).

“Este é um reconhecimento generoso do nosso esforço e um incentivo para continuarmos a ampliar nosso trabalho. Minha gratidão também à Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e à Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern) pelo apoio institucional e a todos os voluntários envolvidos, sobretudo aos pediatras, residentes e futuros residentes de Pediatria, que nos ajudam a transformar vidas”, destacou o dr. Francisco Micussi.

HISTÓRICO – A “Pediatria Itinerante” é uma ação social independente, que funciona por meio do voluntariado de pediatras, residentes, médicos generalistas, estudantes de Medicina e de outras áreas da saúde com interesse na prática pediátrica.

Iniciado em 2018, a iniciativa já visitou mais de 35 cidades do Rio Grande do Norte, com a participação de aproximadamente 2 mil estudantes e cem médicos, levando atendimento qualificado e medicamentos a aproximadamente cinco mil crianças e adolescentes. A última edição do mutirão de atendimentos ocorreu em Poço Branco (RN), no dia 21 de outubro, onde aconteceu também uma comemoração pela recente conquista.

“A SBP celebra o destaque conquistado pela iniciativa. É um trabalho que ajuda a salvar vidas de populações carentes, ao mesmo tempo em que concilia a inserção dos estudantes de Medicina no atendimento pediátrico. Merece todo o reconhecimento possível”, frisou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.