SBP participa de Audiência Pública promovida pelo Ministério Público sobre o Programa Nacional de Imunizações

Na última segunda-feira (17), na sede do Ministério Público Federal, foi realizada uma audiência pública sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Na ocasião, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi representada pelo membro do Departamento Científico de Imunizações da entidade, dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima. A abertura do evento contou com a participação da Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Débora Duprat, e da representante da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR), Elizeta Ramos.

Várias instituições também participaram, como os presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Leonardo Moura Vilela, e o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira.

A coordenadora-geral do PNI, dra. Carla Magda Santos Domingues, fez uma conferência sobre os desafios que o Programa vem enfrentando a partir da redução das coberturas vacinais nos anos de 2016 e 2017 e do recente surto de sarampo em Roraima e Amazonas. No período da tarde foi a vez dos representantes da FIOCRUZ, UNICEF e SBP.

Em sua fala, o dr. Eduardo Jorge salientou a preocupação da Sociedade com os aspectos multifatoriais envolvidos na cobertura vacinal e que o pediatra tem papel fundamental perante as famílias no convencimento da importância da vacinação. Demonstrou ainda o papel intransigente da SBP na defesa da criança e como tem sido o trabalho diário da presidente da instituição, dra. Luciana Silva. A seguir ressaltou todas as ações desenvolvidas pela SBP através dos DCs de Imunizações e Infectologia na produção de documentos científicos para subsidiar os profissionais de saúde nas questões de imunização.

Por fim, exemplificou a experiência vitoriosa do envolvimento total da Sociedade de Pediatria no estado de Pernambuco (Sopepe) com ações que antecederam o dia de multivacinação e ações realizadas no dia da campanha com envolvimento total dos pediatras com o PNI local. Este fato foi reconhecido como fundamental para que Pernambuco fosse um dos primeiros estados a atingir a meta de cobertura vacinal superior a 95%.

*(Com informações da Assessoria de Comunicação da Sopepe)