SBP participa de inauguração de centro de pesquisa da Fiocruz

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) participou, na última sexta-feira (9), no Rio de Janeiro, da inauguração do Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico Laboratorial Henrique de Azevedo Penna. A unidade faz parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, O local será um novo espaço para …

fiocruz-sbp

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) participou, na última sexta-feira (9), no Rio de Janeiro, da inauguração do Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico Laboratorial Henrique de Azevedo Penna. A unidade faz parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos,

O local será um novo espaço para produção de insumos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), como vacinas, soros e testes. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, também esteve presente na inauguração. A SBP esteve representada pela 2a Tesoureira da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, dra. Leda Amar de Aquino. 

Com investimento de R$ 478 milhões, o Centro permitirá incorporar tecnologias inéditas, ampliando a capacidade tecnológica e a produção de insumos estratégicos no Brasil. Segundo a Fiocruz, a unidade possui duas plantas para produçãoo de biofármacos, nas plataformas de células chinese hamster ocary (CHO) e Escherichia coli recombinante.

Na plataforma CHO, será produzida a Alfaepoetina, usada no tratamento de anemia em portadores de insuficiência renal crônica, em pacientes com HIV submetidos ao tratamento com zidovudina (AZT) e em pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico. 

Já na plataforma E.coli recombinante, serão incorporados biofármacos como a Filgrastima, usada para tratar efeitos colaterais para pacientes de câncer, e a Somatropina, para tratar deficiências do crescimento. O projeto contou com o apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).