SBP participa de lançamento da Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, do Ministério da Saúde

“Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno”. Sob esse slogan, o Ministério da Saúde lançou oficialmente a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, em evento realizado em Brasília (DF), na última semana. O encontro, que também foi transmitido em formato on-line, contou com a participação da integrante do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Vanessa Macedo, representando a entidade.

A especialista, que compôs a mesa de abertura do lançamento, salientou em sua fala a importância do aleitamento materno para a redução das taxas de morbimortalidade do País, bem como o papel de protagonismo que deve ser assumido pelos pediatras diante dessa causa. “Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Na falta do leite da mãe, que por diferentes motivos pode ficar impossibilitada de amamentar, o leite doado através de um banco de leite será sempre a melhor opção para o recém-nascido prematuro. Também é função do pediatra conscientizar as famílias e incentivar a doação”, afirmou.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO EVENTO

Segundo o Ministério da Saúde, o leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis e garante mais chances de vida saudável, especialmente para os bebês prematuros e com baixo peso. Em 2022, o Brasil coletou cerca de 234 mil litros de leite e o volume beneficiou mais de 222 mil recém-nascidos. Este ano a meta é elevar a taxa, uma vez que esse volume supre apenas a 55% da demanda de bebês prematuros ou de baixo peso do País. 

COMO DOAR - Toda mulher que está amamentando pode doar, basta estar em condição saudável e não estar tomando medicação que interfira na amamentação. No entanto, a doação precisa ser realizada por meio de um banco de leite humano, que faz o processamento do leite para deixá-lo livre de qualquer possibilidade de transmissão de doenças. Para saber a localização de um banco de leite humano, basta ligar para o número 136 ou acessar o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano