SBP participa de reunião para formulação de Guia de Manejo Clínico da Bronquiolite Viral Aguda, do Ministério da Saúde

O presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Renato Kfouri, e a presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), dra. Luciana Monte, compareceram à reunião de finalização do “Guia de Manejo Clínico da Bronquiolite Viral Aguda”, organizada pelo Ministério da Saúde com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF).

Durante o encontro, realizado na última semana, os pediatras da SBP, em conjunto com especialistas de diferentes áreas (Pneumologia, Vigilância Epidemiológica, Saúde da Família, entre outras), foram convidados a contribuir nas discussões de construção da publicação.

“A iniciativa visa apresentar recomendações padronizadas a respeito da bronquiolite viral aguda, doença eminentemente pediátrica que acomete em especial as crianças nos primeiros dois anos de vida. Por vezes, o manejo acontece de forma incorreta, seja no seu reconhecimento ou até mesmo na abordagem terapêutica”, informou o dr. Renato Kfouri.

De acordo com o especialista, além de orientações sobre diagnóstico e tratamento, o material incluirá outras informações, como indicações de hospitalização e prevenção. “Todos esses tópicos foram debatidos na reunião. A previsão é que o manual saia em breve, ainda nos próximos meses, dentro do período de maior incidência da bronquiolite, ou seja, no outono e inverno. As diretrizes estão dispostas de maneira compreensível para que seja um instrumento útil a profissionais da saúde dos quatro cantos do Brasil”.

Conforme frisou a dra. Luciana Monte, a SBP, como entidade que representa os pediatras, contribuiu com uma série de apontamentos. “Os pediatras são protagonistas no manejo dessa enfermidade, desse modo, pontuamos questões centrais relacionadas a reconhecimento, quadro clínico e prevenção. Foi um encontro bastante produtivo. Mais uma vez, a SBP e suas filiadas cumpriram o papel institucional de colaborar no desenvolvimento de ações que almejam promover a melhoria da assistência às crianças e aos adolescentes brasileiros”, finalizou a presidente da SPDF.