A secretária-geral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, e a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM), dra. Rossiclei Pinheiro, representaram a entidade durante o lançamento da campanha 2024 da Semana Mundial da Amamentação (de 1 a 7 de agosto), promovida pelo Governo Federal. A iniciativa, capitaneada globalmente pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), nesta edição, tem como tema central a frase “Amamentação, apoie em todas as situações”. No Brasil, a campanha ocorre de forma integrada ao Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno, de acordo com a Lei nº13.435/2017.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MATERIAL DA CAMPANHA
Na mesa de abertura do evento, organizado pelo Ministério da Saúde, com a presença da ministra Nísia Trindade, a secretária-geral destacou o compromisso da SBP com as ações de apoio à amamentação, contextualizando a importância do olhar para as situações de maior vulnerabilidade.
"A SBP, mais uma vez, assim como em todos os anos, apoia as iniciativas do Ministério da Saúde na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. Somos uma entidade com 114 anos de existência e encontros como este nos levam a refletir de que forma podemos ampliar as ações e o compromisso com o aleitamento materno inclusivo e ainda as responsabilidades que os pediatras e demais profissionais de saúde têm nesse período crítico e tão importante para a saúde das mulheres e crianças vulnerabilizadas”, frisou a dra. Maria Tereza, durante o encontro realizado em Brasília (DF), na última quinta-feira (1).
A CAMPANHA - Em 2024, a Semana Mundial de Amamentação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A campanha tem como intuito destacar as necessidades de aperfeiçoamento do apoio à amamentação, com foco na redução de desigualdades.
Conforme enfatizou a dra. Rossiclei Pinheiro, as famílias estão expostas a diferentes condições que impactam na amamentação. “Por isso, desta vez o objetivo é destacar a relevância do apoio e proteção ao aleitamento materno, dando atenção especial às mães em situações de vulnerabilidade, a exemplo de lactantes em estado de calamidade pública, refugiadas, em privação de liberdade, entre outras”, disse a presidente do DCAM.
CORDEL - Durante o evento, como parte das ações da campanha, a Fundação Oswaldo Cruz também lançou uma cartilha sobre amamentação inclusiva escrita em forma de cordel. A publicação debate o suporte ao aleitamento materno para pessoas com deficiência e tem como público-alvo famílias, trabalhadores e gestores de saúde. O documento visa repercutir de forma lúdica o tema da campanha, que neste ano reconhece a existência de vários marcadores sociais que atravessam o direito à amamentação.
PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06