“Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”. Este é o lema da campanha Novembro Roxo deste ano, lançada pelo Ministério da Saúde em evento realizado na última sexta-feira (17), em Brasília (DF). O encontro reuniu gestores públicos, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil, entre eles a dra. Marta David Rocha de Moura, do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), representando a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na mesa de abertura do encontro.
“Novembro é o mês destinado à conscientização acerca dos desafios dos nascimentos prematuros. O Brasil ainda ocupa uma posição elevada no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo. Desse modo, é essencial dar visibilidade a esse problema de saúde pública e incentivar a promoção de estratégias que visem qualificar a assistência em nosso País”, ressaltou a dra. Marta de Moura.
Realizada em parceria com a ONG Prematuridade.com, a campanha do Ministério da Saúde tem como uma de suas metas reduzir as taxas de prematuridade. Segundo os especialistas, o nascimento antes de 37 semanas de gestação pode ser responsável pelo desenvolvimento de problemas cerebrais e exposição dos recém-nascidos a experiências estressantes e dolorosas enquanto permanecerem internadas na unidade neonato.
SBP EM AÇÃO – Em função do Novembro Roxo, a SBP também realizou atividades especiais para debater o assunto. Um webinar sobre o tema “Prevenindo os agravos da prematuridade” ocorreu no dia 16 de novembro, destinado aos associados da entidade. Além disso, uma campanha informativa está sendo veiculada, ao longo do mês, nas redes sociais da SBP, fornecendo esclarecimentos sobre prematuridade ao público em geral.
Conforme enfatizou a presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, dra. Licia Maria Oliveira Moreira, realizar cuidados pré-natais adequados e manter um estilo de vida saudável, por meio da prática de atividades físicas e de uma alimentação equilibrada, são algumas medidas que as mulheres e suas famílias podem tomar para reduzir o risco de prematuridade.
“As ações da SBP têm o intuito de conscientizar as famílias e difundir as melhores práticas entre os pediatras. O webinar do dia 16 foi um exemplo de atividade com comunicação assertiva e alta qualidade técnica, que certamente aprimorou a qualificação dos profissionais que participaram da aula”, disse.
Nota de pesar | Sr. Djalma Rodrigues
08/01/2025 , 08:12PEDCAST SBP: "Viagens com crianças: cuidados necessários"
08/01/2025 , 08:05PEDCAST SBP: "Uso de telas nas férias: qual o tempo ideal?"
30/12/2024 , 14:53Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26