SBP pede ao jornal A Tarde que informe à população sobre riscos relacionados aos partos fora do ambiente hospitalar

A Sociedade Brasileira (SBP) encaminhou nesta segunda-feira (22) um ofício ao jornal A Tarde, da Bahia. No texto, a entidade expressa sua preocupação com a abordagem da reportagem “Em casa, naturalmente”, publicada na edição de nº 529 do caderno suplementar Muito, daquela publicação, a qual coloca o parto domiciliar como uma opção segura para as mulheres brasileiras.

ACESSE A INTEGRA DA NOTA ENVIADA AO JORNAL A TARDE

“Estudos científicos comprovam que partos realizados em ambiente hospitalar têm menor risco de gerar complicações, o que representa menores taxas de mortalidade e de morbidade. Por meio da evolução do conhecimento, da tecnologia e das práticas assistenciais efetivas, o ambiente hospitalar se tornou mais seguro, propiciando ao médico as condições ideais adequadas para corrigir eventuais problemas que venham comprometer a saúde da mulher e criança em gestações de risco habitual   e em gestações de risco com complicações advindas de hipertensão (toxemia, hemorragias e infecções) e do nascituro (sofrimento fetal e eventual necessidade de reanimação neonatal competente)”, cita a mensagem enviada.

A SBP pede que o jornal oriente seus leitores e a população em geral sobre os riscos relacionados ao parto domiciliar. “Cientes da responsabilidade com a qual este veículo trata questões da saúde, reiteramos, mais uma vez, a importância desses esclarecimentos diante do falso antagonismo entre o parto domiciliar e o parto hospitalar, que ofusca a real preocupação dos médicos com a preservação da vida e do bem-estar da gestante e do recém-nascido, sendo obrigatório que se coloque em perspectiva o equilíbrio entre riscos e benefícios envolvidos, para que as opções estejam legitimamente ancoradas em princípios éticos e bioéticos”.

No texto, assinado pela presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, é informado, inclusive, que a entidade vem, desde 2017, implementando a Campanha Nascimento Seguro, amplamente difundida (http://www.sbp.com.br/nascimento-seguro/) onde enumera os principais passos a serem seguidos e as condições necessárias para assegurar esse processo com todas as condições de segurança e acolhimento necessários, enfatizando-se a fundamental importância da presença do Pediatra durante o procedimento.