SBP pede providências das autoridades para a crise na assistência pediátrica em Natal (RN)

As graves dificuldades enfrentadas pelos pediatras da rede municipal de saúde de Natal (RN) motivaram a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a emitir, neste sábado (18), uma moção de apoio aos especialistas da capital. No documento, elaborado a partir dos relatos apresentados à entidade nacional pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), a SBP pede a sensibilização dos gestores locais para que revejam as políticas de saúde em vigor, “evitando expor pacientes a risco e sobrecarregar médicos e as equipes de atendimento”.

LEIA AQUI A ÍNTEGRA DA NOTA AQUI

“A situação relatada pelos pediatras da capital configura uma distorção que deve ser corrigida com urgência pelos gestores, por meio da contratação de novos profissionais, com remuneração compatível com o preparo, a responsabilidade e o compromisso exigidos”, pontua a SBP.

Segundo a instituição, além de deficiências estruturais (falta de leitos, de insumos e de medicamentos, dentre outros), os estabelecimentos voltados ao acolhimento de crianças e adolescentes, como o Hospital de Pediatria Municipal, as maternidades e até mesmo as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), sofrem com o baixo número de pediatras contratados disponíveis.