SBP prestigia cerimônia de posse da dra. Eliete Bouskela, primeira mulher a assumir presidência da ANM

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Liberal, e o diretor financeiro da SBP, dr. Sidnei Ferreira, compareceram à cerimônia de posse da dra. Eliete Bouskela como nova presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM). Especialista em fisiologia cardiovascular e pesquisa clínica, a médica, natural de Uberlândia (MG), é a primeira mulher a presidir o instituto em seus 194 anos de existência.

Conforme ressaltou o dr. Sidnei Ferreira, é uma honra representar a SBP nesse momento único da eleição da primeira mulher presidente da ANM. "É inegável a fundamental participação da mulher em todas as áreas do saber. Na medicina, não poderia ser diferente, onde sua presença é predominante", disse.  

Entre todos os integrantes já eleitos para a Academia desde 1829 (ano de fundação da entidade), apenas dez eram mulheres – as últimas três, eleitas no último ano.

Durante o evento, realizado na quinta-feira (7/3), a dra. Eliete Bouskela enfatizou que tomar posse na véspera do Dia Internacional da Mulher (8 de março) é simbólico, uma vez que “faz refletir o quanto as mulheres ainda precisam caminhar”.

O vice-presidente da SBP, dr. Edson Liberal, parabenizou a nova presidente da ANM, destacando que todos ganharão com essa representação, sobretudo na luta por uma medicina mais inclusiva e igualitária. “A SBP também possui um contingente grande de mulheres. Garantir melhores níveis de equidade é uma mensagem positiva e indispensável para as futuras gerações”, frisou.

A dra. Eliete Bouskela é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ela coordena o Centro Multidisciplinar de Pesquisa da Obesidade na instituição. Atualmente, a especialista também é membro da Academia de Medicina da França, diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (FAPERJ), integrante da Academia Brasileira de Ciências e da European Academy of Sciences and Arts.