SBP prestigia Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência 2024

A vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), dra. Renata Seixas, representou a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na cerimônia de encerramento da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, promovida pelo Ministério da Saúde. A pediatra compôs a mesa oficial do evento, realizado em Brasília (DF), na última quinta-feira (22), em nome do presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.

Clique aqui para conferir a cerimônia na íntegra.

Conforme salientou a especialista, de acordo com os dados do Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil, um em cada sete bebês é filho de uma mãe adolescente. Diversos fatores influenciam para a manutenção desse cenário, como a falta de diálogo e de informação sobre direitos sexuais e reprodutivos, bem como a vulnerabilidade social e a dificuldade de acesso às redes de assistência.

“Gravidez na adolescência é uma questão social e de saúde pública. Desse modo, é essencial o incentivo à construção de projetos de vida sólidos, para que cada adolescente percorra o seu próprio caminho de desenvolvimento de maneira saudável e consciente. Sendo assim, também é indispensável o investimento contínuo em campanhas e políticas públicas que promovam a conscientização e a proteção integral dos adolescentes, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, ponderou.

Além disso, segundo também ressaltou a dra. Renata Seixas, os pediatras são os profissionais que têm em mãos o cuidado da saúde das crianças e dos adolescentes, que serão os futuros gestores da Nação. “O nosso sonho é que cada um deles tenha o seu pediatra para orientar e cuidar da sua saúde física e mental, pois acreditamos que assim estamos contribuindo para uma sociedade melhor”, disse.