“O uso de drogas lícitas e ilícitas” foi o assunto da última live promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O encontro online foi transmitido na quinta-feira (18), por meio do site oficial e das redes sociais da entidade, e contou com a participação do dr. João Paulo Becker Lotufo, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Drogas e Violência da SBP, e do convidado especial Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o especialista convidado, manter diálogo direto com os jovens sobre o conceito de “comportamento de risco” é um dos pilares da prevenção primária, prática ainda pouco difundida na rede de saúde pública e privada do Brasil. “Um profissional bem capacitado, que acompanhe o paciente ao longo do tempo, fornecendo orientações objetivas, faz toda a diferença no enfrentamento às drogas”, afirmou Gonzalo Vecina.
No mesmo sentido, conforme frisou o dr. Lotufo, faz parte das atribuições do pediatra conscientizar as novas gerações a respeito dos malefícios associados ao uso de álcool, maconha e outras substâncias. “Já existem inúmeras evidências científicas comprovando os efeitos deletérios causados pelas drogas lícitas e ilícitas. Os pediatras que desejarem mais informações sobre como abordar o tema, podem acessar o documento Intervenção breve na prevenção de álcool e outras drogas na consulta pediátrica”, disponibilizado pela SBP”, ressaltou.
Nota de pesar | Prof.º Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-presidente...
27/12/2024 , 20:13PEDCAST SBP: "ingestão de corpos estranhos"
23/12/2024 , 14:15Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13