O retinoblastoma é a neoplasia maligna intraocular mais comum em crianças, sendo responsável por 10% a 15% dos cânceres que ocorrem no primeiro ano de vida. Porém, quando diagnosticado precocemente, a doença é curável em mais de 90% dos casos. Para alertar a população sobre este tema, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por meio do seu Departamento Científico de Oncologia – lançou um documento em celebração ao Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, em 18 de setembro.
CLIQUE AQUI E LEIA NA ÍNTEGRA.
Na publicação, os especialistas ressaltam que os sinais e sintomas vão depender do tamanho tumoral e de sua posição. A apresentação mais comum, no entanto, é o reflexo ocular branco, conhecido como “olho do gato” (leucocoria). A presença desse reflexo pode indicar retinoblastoma em 60% a 80% dos casos, mas também pode ser indicativo de catarata, uveíte, persistência hiperplásica do vítreo primário, retinopatia da prematuridade e doença de Coats.
Outro sintoma que merece atenção é o estrabismo, que é o segundo mais comum nos pacientes com retinoblastoma. A doença também pode apresentar os seguintes sinais: eritema conjuntival, diminuição da acuidade visual, glaucoma, hemorragia vítrea (causando um reflexo de luz escura em vez de luz branca), hifema na ausência de trauma, glaucoma, anisocoria, nistagmo, celulite orbitária e heterocromia.
Os médicos destacam ainda que é fundamental o exame oftalmológico para assegurar a boa saúde ocular da criança e evitar diagnósticos tardios de problemas oculares graves com risco de deficiência visual e de vida. “É imprescindível para o diagnóstico precoce do retinoblastoma a realização de oftalmoscopia binocular indireta, conduzida por oftalmologista com experiência nessa área até um ano de vida”, alertam.
DE OLHO NOS OLHINHOS – Neste mês, a SBP também se uniu à segunda edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, promovida pelo casal Daiana Garbin e Tiago Leifert. A ação, que ocorre presencialmente em diversas cidades do Brasil, visa conscientizar o público sobre a importância do cuidado e atenção à saúde ocular das crianças.
“Durante as consultas de puericultura, a saúde ocular deve ser uma prioridade. Problemas não diagnosticados precocemente podem afetar o crescimento saudável e, por isso, a SBP apoia esta iniciativa, reforçando a importância de cuidados precoces e contínuos com a visão de nossas crianças”, ressaltou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.
A campanha “De Olho nos Olhinhos” conta com uma cartilha informativa sobre retinoblastoma em linguagem acessível para informar pais, responsáveis, profissionais de saúde, professores e cuidadores sobre os sinais e sintomas do tumor; modalidades terapêuticas utilizadas atualmente; entre outros tópicos. Clique aqui e acesse o material.
Nova live traz atualizações sobre o neurofibromatose tipo 1
23/12/2024 , 09:26Novos fenótipos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é tem...
23/12/2024 , 09:21Especialista da SBP é nomeado para Grupo Consultivo Estratégico s...
23/12/2024 , 09:19SBP cria Grupo de Trabalho para aprofundar estudos sobre a relaçã...
23/12/2024 , 09:13SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06Com participação da SBP, Comitê Nacional de Amamentação define me...
20/12/2024 , 10:16