SBP publica manual de orientação sobre anti-inflamatórios não esteroidais

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), através do Departamento Científico de Alergia, acaba de publicar o manual de orientação “Alergia aos Anti-inflamatórios não Esteroidais”. O documento busca esclarecer as principais questões sobre os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs).

CLIQUE AQUI E CONFIRA O DOCUMENTO

Segundo o material, os AINEs e os antibióticos são os fármacos mais frequentemente associados às reações de hipersensibilidade e são os que apresentam maior relação com reações graves. Cerca de 10% dos pais acreditam que seus filhos tenham reações de hipersensibilidade a eles, enquanto, na população geral, a prevalência é de 0,3% a 0,5%.

Entretanto, o documento frisa que uma pesquisa com 55 mil crianças, com idades entre 6 meses e 12 anos, tratadas com ibuprofeno para febre, identificou relato de asma em 0,08% dos pacientes e eritema multiforme em 0,005%. Há, então, a possibilidade destas ocorrências estarem relacionadas ao próprio processo infeccioso das crianças.

AINEs - São compostos químicos que antagonizam a inflamação por meio da inibição das enzimas ciclo-oxigenase (COX). São classificados de acordo com a sua estrutura química ou sua seletividade de inibição na enzima COX e suas isoenzimas.

O manual da SBP buscou esclarecer algumas questões importantes, como: classificação dos AINEs; apresentações clínicas da hipersensibilidade; como realizar o diagnóstico e orientar o tratamento da febre, dor e inflamação em crianças e adolescentes; dentre outros tópicos.

O Departamento Científico de Alergia é composto pelos drs.: Herberto José Chong Neto; Gustavo Falbo Wandalsen; Adriana Azoubel Antunes; Antônio Carlos Pastorino; Arnaldo Carlos Porto Neto; Fábio Chigres Kuschnir; Marisa Lages Ribeiro; e Ronney Correa Mendes. O material também contou com a colaboração dos especialistas: Alex Eustáquio Lacerda e Dirceu Solé.