SBP realiza live sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou uma live aberta ao público nesta semana, marcando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). O evento foi transmitido ao vivo pelos canais da SBP no YouTube e Facebook, com foco no tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes não é simplesmente um abuso. Precisamos mudar este conceito!”.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À LIVE

Na ocasião, o diretor científico da SBP, dr. Dirceu Solé, esteve na condução do encontro. Além do especialista, os integrantes do Departamento Científico de Prevenção e Enfrentamento das Causas Externas da SBP foram convidados para ministrar as apresentações da live: dra. Luci Pfeiffer (presidente), sobre o tema “Efeitos e danos às crianças e adolescentes - como tratar?”; dra. Maria de Fátima Gea, sobre “O diagnóstico da violência sexual pelo pediatra”; e o dr. Marco Antônio Gama, com um alerta a respeito da “Violência sexual nas telas do mundo virtual”.

“Infelizmente, na maioria das vezes, os casos acontecem dentro de casa. São justamente pessoas próximas — como avós, tios e vizinhos — que cometem esse tipo de violência. O cenário é ainda mais complexo se pensarmos que os dados oficiais são subnotificados, pois muitas das vítimas sofrem por anos em silêncio, sem encontrar o acolhimento necessário para realizar a denúncia. O pediatra deve estar atento para identificar situações suspeitas e contribuir na recuperação desses pacientes”, pontuou a dra. Luci Pfeiffer.

Ao final das explanações, os membros do Departamento responderam ainda uma série de perguntas encaminhadas pelos internautas através do chat.

ATUALIZAÇÃO ON-LINE — Todas as lives realizadas pela SBP ficam disponíveis no site oficial da entidade. Para rever esse e outros conteúdos, basta acessar www.sbp.com.br/especiais/lives/ e efetuar login na área restrita aos associados.