SBP realiza treinamento de mídia para pediatras influencers

“Verás que um filho teu não foge à luta. Acabamos de ouvir esse trecho do nosso Hino Nacional. Nós estamos seguindo esse caminho em relação às nossas coberturas vacinais, em relação às nossas crianças e adolescentes. Estamos incansáveis na recuperação da nossa cobertura vacinal”. A fala do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Francisco Constantino, foi proferida na abertura do evento Media Training para Pediatras Influencers, promovido pela instituição no último sábado (7), em São Paulo (SP).

Na oportunidade, o pediatra salientou também as ações conjuntas com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). “Temos trabalhado de maneira bem específica e de forma ininterrupta em relação a essa questão, que é tão cara a nós pediatras, mas muito mais cara à cidadania brasileira”, disse.

O workshop – voltado exclusivamente para pediatras que desenvolvem ações digitais de educação em saúde para a população – foi elaborado com o objetivo de ampliar e estreitar, ainda mais, a comunicação da SBP com as famílias, para que a tenham como primeira fonte de referência de informação confiável e precisa.

“Partimos desse pressuposto, pois temos ciência do quão importante é o trabalho dos pediatras influenciadores digitais que, por meio de seus canais nas mais diversas plataformas, informam e engajam a população sobre temas que englobam a saúde das crianças e dos adolescentes brasileiros”, destacou o dr. Clóvis.

O presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, explicou que o treinamento visou a qualificação de pediatras para uma atuação em mídias digitais mais assertiva no escopo técnico científico, por meio de materiais desenvolvidos pela SBP e outros materiais científicos baseados em evidência e chancelados pelos Departamentos Científicos.

“Eles receberão um certificado de Pediatra Influencer e trabalharão em parceria com a SBP na divulgação desse material produzido por nossos Departamentos Científicos a fim de ampliar ainda mais a informação à população”, complementou.

CICLO DE PALESTRAS – A programação do evento iniciou com a conferência do dr. Clóvis sobre “Aspectos éticos-legais da publicidade e comunicação médica". Na sequência, o dr. Alberthy Ogliari, assessor jurídico da SBP, falou sobre “Comunicação e Leis”.

Durante a manhã também palestraram a jornalista Rita Lisauskas com o tema “Informação em Saúde em tempos de Mídias Sociais”; a dra. Ana Goretti Maranhão, pediatra do Ministério da Saúde, sobre “Programa Nacional de Imunização: 50 anos – conquistas e desafios”; o dr. Renato Kfouri falou sobre “Cenário atual das coberturas vacinais: riscos”; e encerrando o ciclo de palestras, a dra. Melissa Palmieri, do Departamento Científico de Imunizações da SBP, apresentou o tema “Hesitação vacinal: novo desafio”.

À tarde, a jornalista Natália Ariede, conduziu o treinamento de mídia com todos os participantes. O evento contou com o apoio institucional da Pfizer, Adium e Takeda.