SBP, SBIm e ASBAI divulgam artigo especial sobre imunizações em pacientes com doenças raras

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), acaba de publicar o artigo especial “Imunizações em pacientes com doenças raras”. O texto consolida o posicionamento conjunto das entidades sobre o tema e está disponível no periódico “Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia”, da ASBAI.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

As entidades resolveram se unir para identificar e propor esquemas específicos de imunização para pacientes com doenças raras, levando em consideração a segurança e a eficácia. O texto foi escrito a partir de uma revisão não sistemática da literatura, com busca de artigos de 2000 a 2020, no PubMed, Google Scholar, SciELO e Orphanet.

DOENÇAS RARAS - De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência de doenças raras (abaixo de 65 casos/100.000 habitantes) é de 6%, e variável na dependência da população em estudo. Há 6.172 doenças raras catalogadas, porém não estão disponíveis esquemas vacinais específicos para elas no Brasil, e esta orientação é limitada na maioria dos países.

A partir da revisão dos dados disponíveis sobre o tema, os especialistas da SBP, SBIm e ASBAI concluíram que a imunização de pessoas com doenças raras é um tema complexo, com poucas recomendações publicadas e, na maioria das vezes, realizadas de modo empírico. O documento indica que é importante que a equipe médica que acompanha esses pacientes tenha um olhar abrangente e proporcione a prevenção mais completa possível. 

Os especialistas que elaboraram o documento foram: Renato de Ávila Kfouri; Carolina Sanchez Aranda; Mônica Levi; Dirceu Solé; Salmo Raskin; Tânia C.M.B. Petraglia; Solange Dourado; Ekaterini S. Goudouris; Lorena de Castro Diniz; Norma de Paula Motta Rubini; Luciana Rodrigues Silva; Emmanuel Sávio Cavalcanti Sarinho; e Ana Maria Martins.