SBP se prepara para exames de 7 áreas de atuação e relata aos associados cuidados com o formato on-line

No próximo domingo (22), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realiza exames para obtenção de certificados de especialistas em sete áreas de atuação. As provas, que serão realizadas em formato on-line, trarão conteúdos sobre os seguintes temas: alergia e imunologia pediátrica; emergência pediátrica; gastroenterologia pediátrica; infectologia pediátrica; medicina do adolescente; nutrição parenteral e enteral pediátrica; e nutrologia pediátrica.

A diretoria da SBP e as comissões responsáveis pelas avaliações têm acompanhado o processo atentamente. Conforme ressaltou a presidente da entidade, dra. Luciana Rodrigues Santos, todas as precauções estão sendo tomadas para assegurar a transparência do processo, bem como a qualidade, o sigilo e a inviolabilidade dos exames que serão realizados.

As mesmas preocupações nortearam a aplicação das provas de TEP, TEP Seriado e de duas áreas de atuação (neonatologia e Medicina Intensiva Pediátrica) que foram realizadas em 8 de novembro (domingo). No total, houve a participação de 1.996 candidatos.

“Ao se decidir pela aplicação desses exames de forma online, em decorrência dos limites impostos pela pandemia de Covid-19, a SBP buscou amparo técnico, ético e legal para reduzir ao máximo a possibilidade de intercorrências. O esforço valeu a pena, pois, até o momento, podemos considerar essa iniciativa um sucesso. A busca pelo zelo, competência e seriedade continuará a orientar nosso trabalho”, disse.

Um informe com detalhes sobre o processo que levou à decisão de realizar os exames de modo on-line foi encaminhado nesta segunda-feira (16) a todos os pediatras. De acordo com o relato, a decisão foi uma resposta à exigência da Associação Médica Brasileira (AMB) de que todas as provas de títulos fossem realizadas pelas sociedades de especialidades até dezembro de 2020.

“Essa deliberação surpreendeu a SBP que, por conta dos riscos relacionados à pandemia, decidiu pela realização dos exames não presenciais. No entanto, só passamos à execução após um intenso e democrático debate com as áreas envolvidas e termos a convicção de contarmos com os suportes técnico e operacional necessários”, ressaltou o secretário-geral da entidade, dr. Sidnei Ferreira.

Para tanto, além da contratação de empresa especializada e com histórico reconhecido, a SBP também reformulou o edital dos exames, contemplando a atualização das regras em função da metodologia e da tecnologia a ser adotada, resultante de um estudo jurídico.

Ainda como medida de segurança, os inscritos foram instados a participarem de pré-testes para tomarem conhecimento do processo de realização dos exames, permitindo testar equipamentos e o sistema de transmissão de dados. Além disso, conforme pontuou a diretora financeira da SBP, dra. Tereza Costa da Fonseca, a SBP não abdicou do conforto dos candidatos, atendendo às solicitações daqueles em condições especiais (lactantes, gestantes e médicos com deficiência).

De acordo com a conclusão do 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Liberal, “mais uma vez, a SBP – por meio de sua diretoria, departamentos científicos, comissões executivas e colabores – se mostrou pronta para superar os desafios que lhe são impostos. Isso sempre pautada por um modo de agir transparente, competente, perseverante e democrático”.

CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DO COMUNICADO SOBRE O TEP 2020