SBP se une à AMB e outras especialidades médicas em comitê de monitoramento à covid-19

A Associação Médica Brasileira (AMB) anunciou nesta semana a criação do Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 (CEM COVID-AMB). Como parte deste movimento, a entidade divulgou o documento intitulado “Carta dos Médicos à Nação”, assinado por 54 unidades federadas e associações médicas especializadas, dentre elas a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA.

Em carta aberta, as instituições cobram do Governo Federal vacinação em massa; medidas preventivas, como uso de máscara e distanciamento social; além de iniciativas contínuas de testagem e rastreio de contactantes. No texto, é defendido que apenas com essas ações o país conseguirá diminuir a propagação da doença, que já chega, no momento, a quase 12 milhões de casos.

O principal objetivo do comitê é o monitoramento da pandemia em todo o território nacional e das ações dos órgãos responsáveis pela saúde pública. Contará, para isso, com um núcleo executivo formado por médicos com legítima autoridade no campo da prevenção e da atenção aos pacientes acometidos pela doença. O grupo atuará, permanentemente, enquanto durar a pandemia e visa transmitir orientações atualizadas aos cidadãos e aos profissionais de medicina.

No documento, as entidades conclamam que os médicos brasileiros sejam agentes multiplicadores “da Medicina de excelência e da Ciência junto a todos os pacientes, aos colegas de trabalho e em seus círculos familiares e de amizades”. Além disso, destaca a importância de que sejam desmentidas as fake news e reforçada, diariamente, a relevância das regras de prevenção.