Seguem abertas inscrições para IV Jornada de Alergia e Pediátrica

Seguem abertas, no site da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), as inscrições para a IV Jornada de Alergia e Imunologia Pediátrica, que acontece no próximo dia 30, no auditório do Hotel Mercure Salvador Pituba. Até domingo (25), os interessados encontrarão valores com desconto.

A programação, voltada para médicos, médicos residentes, estudantes de medicina e profissionais de saúde, terá diversas abordagens sobre os aspectos mais recente da especialidade com atualização científica e análises de casos clínicos.

“Além das diretrizes mais atuais para o tratamento de rinite e asma, agora temos um estudo de muito interesse que vai ser tema da nossa conferência de abertura, que é a relação do ambiente, do nosso modo de vida e da nossa alimentação na manifestação de doenças”, destaca a presidente da Comissão Científica, a pediatra Ila Sobral Muniz.

O conteúdo será ministrado pelo professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dirceu Solé, a partir das 8h30, na aula “Alergia nos dias atuais - epigenética e fatores ambientais”.

“Hoje a gente percebe que tem uma quantidade de pacientes com alergia alimentar, principalmente à proteína do leite de vaca, que parece maior do que em qualquer outra época. Por que antigamente não existia do mesmo modo? Parece muito estar relacionado à interferência do modo de viver, fazendo alterações genéticas a ponto de nos fazer, por exemplo, não tolerar determinados alimentos que já toleramos muito em outros tempos”, explica Ila Sobral Muniz.

A atividade, realizada pelo Departamento de Alergia e Imunologia da Sobape, contará, além de Dirceu Solé (Unifesp), com a participação especial dos professores Alvaro Cruz, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Jackeline Motta Franco, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Discutiremos também as deficiências de imunidade, que é um campo ainda muito aberto para pesquisa e descobertas”, acrescenta a presidente Ila Muniz.

A IV Jornada de Alergia e Imunologia Pediátrica tem ainda o apoio científico da Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) e da Liga Acadêmica de Pediatria do Estado da Bahia (Lapeb).

(*Com informações da assessoria de imprensa da Sobape)