A ciência tem realçado os inúmeros benefícios das atividades esportivas para crianças e adolescentes, na medida em que melhoram o condicionamento físico, auxiliam a prevenção e o tratamento da obesidade, favorecem a disciplina, constituem oportunidade de socialização, ajudando a valorizar as vitórias e aceitar as derrotas.
Entretanto, a participação em esportes não é isenta de perigos, por isso é necessário conhecer os principais riscos de cada tipo de esporte e colocar em prática as medidas de segurança. Desta forma, os seguintes itens devem ser avaliados antes de se iniciar a prática esportiva:
- Todo esportista deverá ser avaliado pelo pediatra antes de iniciar as atividades.
- O tipo de esporte deve ser escolhido de acordo com a idade, o crescimento (peso, altura), o desenvolvimento global, as características, a habilidade e a preferência da criança e/ou do adolescente.
- Os equipamentos de proteção são indispensáveis para as atividades esportivas, como, por exemplo, o uso de capacete para ciclistas, cavaleiros e esqueitistas. Se corretamente usados, apropriados para cada tipo de esporte, do tamanho adequado ao usuário, bem colocados e usados durante toda a prática esportiva, diminuem a gravidade dos traumas cranianos. Além do capacete, há outros tipos de equipamentos de proteção como protetores de joelho, de cotovelo e de genitália, entre outros.
- A prática esportiva realizada com a presença de treinador capacitado e responsável contribui para a segurança dos participantes.
- O local para praticar os esportes tem um papel importante na segurança dos participantes. Locais improvisados, inadequados, aumentam muito o risco de lesões.
- É importante que os pais, para o bem-estar e boa autoestima dos filhos, reconheçam não só as habilidades e o desempenho esportivo deles mas também suas limitações nos esportes.
- Deve-se avaliar se o esporte está sendo favorável às condições emocionais da criança.
- Usar roupas e calçados apropriados ao esporte.
- Manter-se bem hidratado.
- Usar protetor solar para a prática esportiva no sol.
- Conhecer as regras do esporte que irá praticar.
- Fazer aquecimento e alongamento.
- Evitar treinamentos excessivos.
- Praticar esporte somente se a criança e/ou adolescente estiver bem de saúde.
- Se, apesar de todas as precauções, acontecer alguma lesão, o jovem deverá receber tratamento apropriado e somente voltar às atividades esportivas quando estiver recuperado.
- É recomendável que haja por perto pessoa capacitada para prover os primeiros socorros e colocar em prática as medidas de suporte básico de vida.
- Os pais, professores e instrutores devem, em todas as oportunidades, ressaltar para a criança e/ou adolescente a necessidade do respeito ao adversário e combater todas as formas de violência.
Vera Lucia Venancio Gaspar