Semana Mundial de Amamentação é aberta com campanha nacional

Com o slogan Amamentação é a Base da Vida, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (Waba, em inglês), a nova campanha de aleitamento, lançada nesta sexta-feira (27), em alusão à Semana Mundial da Amamentação (1° a 7 de agosto), reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida. Neste ano, a campanha, que novamente conta com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), tem como madrinha a atriz Sheron Menezzes, seu marido Saulo Bernard e o filho do casal, Benjamin.

CONFIRA AQUI O VÍDEO DA CAMPANHA.

BAIXE AQUI O MATERIAL DA CAMPANHA.

O 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Liberal, representou a instituição durante a cerimônia de lançamento da campanha nacional e destacou importância de unir forças para aumentar o tempo da licença-maternidade para todas as mães. “Conseguimos avançar na legislação, aumentando de três para quatro meses a licença, isso não é o bastante. Se os benefícios do aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida são reconhecidos cientificamente, inclusive pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS), por que nossa legislação só concede às mães uma licença de quatro meses?”, indagou.

Na oportunidade, o pediatra pediu apoio às autoridades presentes para que seja aprovada uma lei que estenda para as mães celetistas a licença por seis meses. “Não há dúvidas de que o aleitamento materno é fundamental para o bom desenvolvimento de toda criança. Em pouco tempo teremos uma nova configuração no Congresso Nacional e, por isso, precisamos sair daqui com o compromisso de trabalhar pelo aumento da licença maternidade”, destacou ele.

O evento, que aconteceu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, foi uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a SBP e a OPAS. Além do 2º vice-presidente SBP, também estiveram presentes no evento o diretor de Ensino e Pesquisa da SBP, dr. Joel Alves Lamounier, e o membro da Coordenação de Saúde Suplementar da SBP, dr. Cecim El Achkar. Entre as autoridades presentes, se destacam o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e o representante da OPAS, Joaquín Molina.

SMAM 2018 – De acordo com a rede internacional, “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”. A ação acontecerá mundialmente entre os dias 1º e 8 de agosto, e no Brasil se estenderá durante todo o mês que ficou consagrado como Agosto Dourado.

“O tema resume, em uma frase, a importância vital da amamentação. Se não temos uma base sólida em qualquer construção, o que vem depois fica ameaçado e pode ruir”, comenta a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP (DCAM-SBP), dra. Elsa Giugliani, que participou da concepção da campanha. Para ela, uma base sólida em saúde “inclui a melhor alimentação possível para a criança, que é o leite materno, proporcionando uma melhor saúde física, mental e emocional da criança, e, assim, contribuindo para uma estrutura inicial (base) fortalecida”.

A presidente do DC destaca ainda que os pediatras exercem papel privilegiado devido à proximidade que têm com as famílias e à influência que têm sobre elas. Para ela, a contribuição maior que o pediatra pode oferecer à campanha deste ano, e em todos os momentos, é incentivar o aleitamento materno: desde o pré-natal, na sala de parto, na primeira hora de vida, na maternidade, e nas outras frases.

Além disso, deve oferecer orientações, apoio e não prescrever fórmulas desnecessariamente, e, durante todo o período de amamentação, apoiar e dar assistência competente às mães e suas famílias. “Especificamente quanto ao tema da SMAM, o pediatra pode auxiliar na sua divulgação, colaborando assim para aumentar a conscientização da importância da amamentação no presente e no futuro da criança e na redução das desigualdades”, destacou.

HISTÓRICO – Desde 1992, a SMAM é comemorada na primeira semana de agosto a fim de estimular a amamentação e melhorar a saúde das crianças em todo o mundo. A data celebra a Declaração de Innocenti, cujo objetivo é destacar o aleitamento materno como a melhor fonte de nutrição infantil.

No Brasil, desde 2007, a SBP tem sido parceira do Ministério da Saúde nas comemorações da Semana em nível nacional. Em abril de 2017, Congresso Nacional sancionou a Lei nº 13.435/2017, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno. Ao longo do mês, a entidade realizará uma série de ações voltadas ao tema, como distribuição de podcasts, boletins especiais, aulas EAD, divulgação de novos documentos científicos e textos especialmente elaborados para o site "Pediatria para Famílias".