Seminário da Sobape aborda a violência contra crianças e adolescentes

A presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), a pediatra Dolores Fernandez, participou nesta sexta-feira (20) do Seminário de Serviço Social e Saúde, do Hospital Martagão Gesteira. “Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente: Atuação dos profissionais de saúde e rede de proteção” foi o tema da atividade. Palestrante convidada, ela falou sobre o tema "Repercussões da Violência na Saúde de Crianças e Adolescentes".

Dolores Fernandez destacou que a violência contra criança está crescendo a cada dia e, junto com ela, o número de casos que têm sido atendidos nos hospitais, sejam de urgência e emergência ou unidades fechadas. Ela citou o exemplo do município baiano de Feira de Santana, onde as ocorrências têm aumentado muito, sobretudo as relacionadas à violência física e sexual, além da negligência.

Para ela, “é importante que os profissionais que recebem esses casos notifiquem e denunciem. A violência marca o gen de um indivíduo e pode ser transmitido até a uma terceira geração”. Dolores Fernandez defende que a violência é prevenível e a situação de pobreza e o abuso de drogas acabam atuando como são fortes patrocinadores dos casos.

PREVENÇÃO - “É preciso montar estratégias para interromper o ciclo vicioso de violência, trabalhando com as propostas de prevenção, promovendo conhecimento e não banalizando a violência contra crianças e adolescentes”, pontuou.

Além da Sobape e Hospital Martagão Gesteira, participaram do seminário representantes do Hospital Estadual da Criança (HEC/Feira de Santana), Ministério Público do Estado da Bahia, Promotoria da Infância e Juventude, Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca) e Conselho Tutelar.