Seminário Paternidades e Primeira Infância aborda desafios e avanços no cuidado das crianças pelos homens

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), através do GT Homens pela Primeira Infância, realiza nos dias 1º e 2 de Setembro, em São Paulo (SP), o III Seminário Nacional Paternidades e Primeira Infância: avanços e desafios do cuidar. Um dos destaques do evento será dar visibilidade à diversidade de experiências dos pais homoafetivos, pais adolescentes e encarcerados, além de abordar temas como a ampliação da licença-paternidade, guarda compartilhada e educação para a igualdade de gênero. Além dos debates, o evento vai contar com o lançamento do documentário “Pai é quem cuida”, oficinas e rodas de conversas para escuta e troca de experiências. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) passou a integrar oficialmente a RNP – articulação nacional de organizações que atuam na proteção, promoção e garantia dos direitos das crianças até os seis anos de idade. A aprovação ocorreu em julho,  quando a instituição recebeu o selo “fazemos parte”.

Para a presidente da SBP, dra. Luciana Silva, trata-se de mais um reconhecimento da atuação efetiva da pediatria brasileira em defesa das crianças. “Ao longo do último ano realizamos ações junto aos ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e também firmamos diversas parcerias institucionais. Por isso, estamos muito felizes em participar da RNPI, que busca garantir os direitos das nossas crianças em todas as áreas”, comemora.

PROGRAMAÇÃO - Na sexta-feira, a programação do evento será dedicada ao debate e reflexão com especialistas no tema, vindos de diferentes estados do Brasil. A mesa 1, sobre a importância das políticas públicas na valorização da paternidade, vai abordar a ampliação da licença-paternidade, os próximos passos para a regulação e efetivação d o Marco Legal da Primeira Infância, e também sobre o papel do homem no desenvolvimento e educação das crianças.

Na segunda mesa de debates, a diversidade das famílias brasileiras estará presente, com falas de pais adotivos homoafetivos, pais adolescentes, pais transexuais e pais que já estiveram em situação de prisão. A terceira mesa de debates vai discutir o novo posicionamento do homem na dinâmica familiar, e contará com a presença de defensores do direito à guarda compartilhada das crianças, e representantes de movimento que defende a participação dos pais nas creches.

O segundo dia do evento será dedicado às oficinas vivenciais e rodas de conversa para escuta e troca de experiências, sobre temas como amamentação e alimentação saudável, educação para a equidade de gênero e oficinas sobre o brincar. As crianças serão bem-vindas, e poderão participar de atividades propostas por um grupo de educadores, para que os pais e mães possam participar das oficinas. Também no sábado, acontecerá um encontro com autores e especialistas sobre paternidade e o encerramento com a apresentação da Banda Alana.

O III Seminário Nacional Paternidades e Primeira Infância: avanços e desafios do cuidar é uma realização do GT Homens pela Primeira Infância, integrado pelas seguintes organizações: Aldeias Infantis SOS Brasil, CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Comitê Vida, Diário do Papai, Instituto Papai, Plan, Portal Aleitamento.com, Portal 4Daddy, Primeira Infância Melhor e Promundo Brasil.E conta com o apoio da secretaria-executiva da Rede Nacional Primeira Infância / CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular.

III Seminário Nacional Paternidades e Primeira Infância: avanços e desafios do cuidar

Data: 1 e 2 de Setembro
Local: Sede do Projeto Quixote, Av. Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi, Nº 789,  Vila Mariana, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas no link: https://goo.gl/s97hFN