Simpósio de Aleitamento Materno termina deixando saudades entre os participantes

O 1º Simpósio de Aleitamento Materno concluiu suas atividades na quarta-feira (11). O evento aconteceu dentro da programação do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, com conferências, mesas redondas, estudos de casos e debates. Sua realização, dentro de um evento de âmbito nacional, foi considerada pelos especialistas no tema uma conquista importante para a causa, pela visibilidade gerada e pela participação de cerca de 500 inscritos.

Dentre os temas tratados, estão comunicação com eficiência, amamentação na primeira hora de vida, teste da linguinha, problemas ligados ao trato digestivo, alergias alimentares, constipação na criança amamentada, além de assuntos controversos, como o uso da chupeta, os mitos que envolvem a amamentação e os temas transversais relacionados aos direitos trabalhistas e direito exclusivos das mulheres que amamentam, além d problemática do retorno às atividades laborais após a licença da maternidade.

É consenso entre os médicos que participaram das atividades a importância da amamentação e os impactos positivos na saúde do bebê e da mãe, além do fortalecimento dos vínculos afetivos. Baseados em estudos, os pediatras são unânimes em afirmar que o leite humano é o alimento mais completo que uma criança pode receber. Para eles, amamentar é uma extensão da vida intrauterina, sendo um momento do aconchego, do fortalecimento da ligação íntima entre mãe e filho e é a melhor maneira de cuidar do futuro do país.

EXPERIÊNCIAS - A pediatra Marilene Uchoa afirmou que está se despedindo do Simpósio com saudade e que o tempo foi pouco para tanta informação e troca de experiências maravilhosas. "Por mim, o Simpósio se estenderia por todo o evento. Tenho que reconhecer que foi uma experiência incrível e uma conquista muito importante".

Também chamou a atenção a citação à dra Keiko Teruya, ao final do evento, por sua valiosa contribuição ao aleitamento materno e pela forma como vem conduzindo a comunicação com as famílias, no intuito de melhorar a prática da amamentação ao longo dos últimos 30 anos. Segundo ela, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) está de parabéns em ter aberto espaço exclusivamente para a temática.

"Aqui, nós tivemos a comprovação do verdadeiro valor do aleitamento materno. Já proferi palestra sobre o assunto, há mais de 30 anos, para quatro pessoas, nenhuma delas pediatra. O ponto alto foi a adesão maciça dos pediatras, fruto do trabalho do Departamento de Aleitamento Materno da SBP. O leite materno é a melhor maneira de dar boas-vindas à criança que chega ao mundo. Incentivar a amamentação é amar este país", ressalta.