Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica será na próxima semana

O 2º Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica (Dermaped) começará no próximo dia 11 de abril, em Curitiba (PR). Serão três dias de evento, que levará aos especialistas em cuidados com a saúde da criança e adolescentes informações mais atualizadas sobre a área, tanto no campo terapêutico quanto diagnóstico.

Duas novidades marcam esta edição: a primeira é o prêmio Leide Parolin Marinoni, que será entregue aos três melhores trabalhos científicos apresentados no evento. Os trabalhos serão exibidos sob a forma de apresentação oral e pôster. A iniciativa é uma homenagem à pediatra pioneira na área de dermatologia pediátrica no Paraná e no Brasil.

Outra inovação são as cinco estações clínicas denominadas “Pergunte aos Especialistas”, que estarão disponíveis em determinados horários no setor de exposições. Em cada uma delas, haverá temas apresentados para pequenos grupos de forma interativa, para promover o conhecimento e tirar dúvidas com profissionais da área.

A presidente do evento, que também coordena o Departamento Científico de Dermatologia da SBP, dra. Vânia Oliveira de Carvalho, diz que a programação do simpósio será ampla e voltada para as queixas cutâneas frequentes nos consultórios.

“Com a tendência atual de interdisciplinaridade, serão apresentados temas de interesse de todos os profissionais da área da saúde, sobretudo nos cursos pré-congresso de epidermólise bolhosa, com temas importantes para a área de enfermagem”, exemplifica.

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

A médica ressalta ainda que a programação contemplará não só os dermatologistas, mas também infectologistas, reumatolgistas e neonatologistas. “Sendo o pediatra o responsável pelo atendimento integral à criança, o evento permitirá aumentar o grau de resolução dos problemas dermatológicos no dia a dia da assistência”, afirma.

No primeiro dia do evento ocorrerão os cursos pré-congresso, onde serão abordadas doenças frequentes como acne, dermatite de contato, dermatopatologia para o pediatra, epidermólise bolhosa – doença genética que requer uma série de cuidados com a pele porque é extremamente frágil –, entre outras.

PALESTRAS INTERNACIONAIS – O Simpósio contará com a participação de três renomados palestrantes internacionais: na quinta-feira (12), a dra. Rosalia Ballona, chefe do serviço de dermatologia do Instituto Nacional de Salud del Niño, no Peru, estará presente nas mesa-redondas “Doenças comuns e incomuns no consultório”, sobre as dermatoses frequentes no consultório como impetigo, verruga e escabiose; e “Lesões vasculares em pediatria”, com a palestra “Hemangioma na infância – experiência de tratamento com atenolol”, entre outras.

A dra. Helena de La Cruz Vidauri, professora da Escola de Medicina da Universidad Nacional Autónoma de México, na capital mexicana, comparecerá nos dias 12 e 13, e abordará as “Doenças comuns e incomuns no consultório”, sobre vitiligo e outras doenças autoimunes; e estará presente também na conferência especial “Dermatologia para o Pediatra”, sobre dermatoses da área de fraldas; e na mesa-redonda “Exatamas – Faça o Diagnóstico”, entre outras.

Já o dr. Antonio Torrelo, dermatopediatra espanhol e último presidente da Sociedade Internacional de Dermatologia Pediátrica; marcará presença no dia 13, palestrando nas conferências especiais “Highlights das Públicas Científicas no Último Ano” e “Doenças autoinflamórias”.

Além disso, os três especialistas estarão juntos no dia 13, durante as mesas-redondas “Novidades em Dermatologia Pediátricas”, discutindo casos que denotem algo novo em diagnóstico ou tratamento, ou novas doenças; e “Dermatologia Pediátrica – do Lactente ou Adolescente”, na qual cada um irá abordar um tema específico.