A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) definiu o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020: “#WBW2020 Support breastfeeding for a healthier planet”. Em tradução livre não oficial, “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”.
Os objetivos do #WBW2020 são formados por quatro pilares: informar pessoas sobre os vínculos entre amamentação e meio ambiente/mudança climática; ancorar a amamentação como uma decisão climática inteligente; se empenhar com indivíduos e organizações para maior impacto; e galvanizar ação para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação.
O tema escolhido está relacionado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são construídos sobre o “inalcançável” e superado Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e irá orientar programas de desenvolvimento para os próximos anos – Agenda 2030. Há 17 metas que se aplicam a todos os países da mesma forma, abrangendo questões amplas como as alterações climáticas e a redução da pobreza.
Para o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Luciano Borges Santiago, amamentar sempre foi e sempre será a maneira mais saudável de se iniciar a alimentação infantil. “Mais saudável para o bebê, que recebe um ‘alimento vivo e ativo’, em constantes mudanças e aprimoramentos para atender da forma mais completa possível as necessidades deste pequeno ser indefeso e em pleno desenvolvimento; mais saudável para a mãe, que desenvolve vínculos afetivos diferenciados e ainda recebe de volta a proteção contra várias doenças; e mais saudável para o nosso maltratado planeta Terra”, enfatiza.
Segundo o especialista, a prática da amamentação, que ocorre desde a criação da humanidade, não tem custos para a família, não polui, economiza água, protege a camada de ozônio e ainda gera riqueza intelectual, um bem de extrema preciosidade para a humanidade.
“A SMAM 2020 nos lembra que precisamos cuidar triplamente. Cuidar do planeta doente, cuidar das pessoas doentes com essa nova virose e principalmente cuidar de nos comunicarmos melhor. É preciso falar e ser entendido. Falar bem alto que o aleitamento materno é insuperável; que lactantes com SARS-CoV-2 positivo, mas em bom estado geral e com cuidados adequados de higiene podem e devem sim manter a amamentação; que nós pediatras precisamos nos comunicar cada vez melhor com as famílias e juntos, através também do aleitamento materno, poderemos alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, frisa.
SMAM – A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) é uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo.
Anualmente, a WABA coordena e organiza a Semana Mundial da Amamentação (WBW) entre 1 e 7 de agosto. Desde 2016, a instituição alinha a campanha WBW com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a qual chama de Campanha WBW-SDGs.
SBP lança atualização do Calendário de Vacinação da Criança e do ...
20/12/2024 , 11:06Com participação da SBP, Comitê Nacional de Amamentação define me...
20/12/2024 , 10:16NOTA DE ALERTA | INFLUENCIADORES MIRINS
18/12/2024 , 17:14Revista Residência Pediátrica divulga resultado do concurso para ...
17/12/2024 , 11:33PEDCAST SBP: "Será que meu filho adolescente tem autismo?"
16/12/2024 , 13:50Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia são tema de worksho...
16/12/2024 , 13:43