SMAM 2021 exalta que a amamentação deve ser compreendida como uma responsabilidade compartilhada

A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês) definiu o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021: “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”. Segundo o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Luciano Borges Santiago, a campanha é uma política de incentivo à amamentação que já entrou, definitivamente, no calendário mundial.

Os objetivos do #WBW2021 são formados por quatro pilares: informar as pessoas sobre a importância de proteger a amamentação; apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública; se articular com indivíduos e organizações para maior impacto; e potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva.

O tema escolhido está relacionado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza, que orientará programas de desenvolvimento para os próximos anos. São 17 metas que se aplicam a todos os países, abrangendo questões amplas, como as alterações climáticas e a redução da pobreza.

Sobre o tema da campanha deste ano, dr. Luciano frisa que a rede de apoio é essencial para o aleitamento materno. “A mulher precisa ter a proteção do aleitamento em todos os âmbitos, seja em casa, com a família e, até mesmo, os vizinhos; no trabalho, amparada pelas leis; na imprensa, com a divulgação de informações corretas sobre o assunto etc.”.

O papel do pediatra também é destacado pelo presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP. O médico analisa que o pediatra é uma figura central na promoção e apoio ao aleitamento. “Os pais nos escutam e, por isso, temos a responsabilidade de ter uma visão ampla sobre o assunto”. Nesse sentido, a SBP busca cumprir o papel de promover atividades de capacitação, formação e atualização, através de documentos científicos, EAD, capítulos sobre o assunto em tratados, técnicas de aconselhamento, dentre outras questões.

Para a campanha deste ano da SMAM e também para o Agosto Dourado, o Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP em breve iniciará o planejamento de ações, que serão prontamente divulgadas. “Vamos nos reunir para decidir todas as atividades. Mas, seguiremos o que vem sendo feito nos últimos anos, com a elaboração de cards, podcasts, lives etc. Além disso, vamos buscar atuar mais próximo das filiadas, publicando materiais produzidos por elas”, analisa dr. Luciano.

SMAM – A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA) é uma rede global de indivíduos e organizações dedicadas à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em todo o mundo. Anualmente, a WABA coordena e organiza a Semana Mundial da Amamentação (WBW), que ocorre entre 1 e 7 de agosto. Desde 2016, a instituição alinha a campanha WBW com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a qual chama de Campanha WBW-SDGs.