SMAM 2024 promoverá o aleitamento materno com foco na redução das lacunas sociais e no apoio a grupos vulneráveis

Neste ano, o slogan da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2024) é “Closing the gap: breastfeeding support for all” ou “Amamentação: apoie em todas as situações” (em tradução adaptada para o Brasil). O tema, definido pela World Alliance for Breastfeeding Action (Waba), tem como intuito destacar as necessidades de aprimoramento do apoio à amamentação, com foco na redução de desigualdades e na prática da amamentação em tempos de crises. A escolha está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DA SMAM 2024

De acordo com a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Rossiclei Pinheiro, a amamentação é uma poderosa ferramenta para a construção de uma sociedade com mais saúde e bem-estar. Por isso, esforços devem ser feitos de modo a garantir que todos tenham a oportunidade de amamentar. “É essencial que ninguém seja deixado para trás, especialmente mães vulneráveis que necessitam de suporte adicional”, frisa.

Para a SMAM 2024, estão instituídos quatro objetivos principais:

·       Informar as pessoas sobre as desigualdades existentes no apoio e prevalência da amamentação;

·       Engajar indivíduos e organizações para aumentar a colaboração e o apoio ao aleitamento materno;

·       Fomentar a promoção do aleitamento materno como instrumento de redução das lacunas e desigualdades sociais;

·       Agir objetivamente para reduzir as desigualdades no apoio à amamentação, com foco em grupos vulneráveis.

Conforme frisa a dra. Rossiclei Pinheiro, para que as metas sejam alcançadas é fundamental que diferentes parceiros estejam mobilizados. Nesse sentido, a SMAM 2024 elenca como público-alvo e conclama à atuação: organizações da sociedade civil, governos, formuladores de políticas, sistemas de saúde, locais de trabalho, comunidades, pais e familiares no geral.

HISTÓRICO - Anualmente, em âmbito global, a WABA coordena a organização da SMAM, entre 1 e 7 de agosto. No Brasil, o Ministério da Saúde e a SBP atuam como os principais promotores das campanhas de aleitamento materno, em alinhamento às diretrizes da comunidade internacional. Desde 2017, a SBP realiza o Agosto Dourado, ampliando as comemorações e ações em prol da amamentação para todo o mês de agosto.