SMAM em Sergipe será aberta sábado

 No próximo sábado, dia 01 de agosto, será aberta em Sergipe a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Este ano, a programação realizada pela Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosep) tem como tema “Trabalhar e amamentar, só basta apoiar”. “Queremos chamar a atenção da sociedade como um todo para a importância do apoio para que as …

sosepe No próximo sábado, dia 01 de agosto, será aberta em Sergipe a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Este ano, a programação realizada pela Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosep) tem como tema “Trabalhar e amamentar, só basta apoiar”. “Queremos chamar a atenção da sociedade como um todo para a importância do apoio para que as mães possam continuar a amamentação mesmo depois que voltam a trabalhar”, salienta a dra. Glória Tereza L. B. Lopes, presidente da Sosep.

A programação será aberta com o evento “A Hora do Mamaço”, que pelo terceiro ano consecutivo é realizado em Aracaju. Várias mães estarão reunidas, no calçadão da rua João Pessoa, às 9 horas, amamentando simultaneamente seus bebês.  Dra. Glória Tereza destaca também os benefícios do aleitamento materno para a criança. Segundo a pediatra, até os seis primeiros meses de vida o leite materno é o único alimento recomendado para o bebê, “o mais completo alimento”. Depois desse período, a amamentação deve ser mantida, se possível até os dois anos de idade da criança ou mais, complementada com outros alimentos saudáveis.

Benefícios

Recentemente, um estudo feito pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP constatou que, dentre outros benefícios, a amamentação também é responsável por menores taxas de diarreia aguda, infecções do trato respiratório, otite média e outras infecções e a menor mortalidade de crianças por essas doenças. Os resultados dessa pesquisa mostraram ainda que crianças que não mamaram tiveram 2,6 vezes mais chances de ter diarreia.

Outro trabalho, realizado pela Universidade de Haifa, em Israel, revelou que crianças que receberam leite materno por pelo menos seis meses podem ter um risco menor de desenvolver leucemia na infância em relação àquelas que não foram amamentadas no peito. A leucemia é responsável por cerca de 30% de todos os cânceres infantis.

A Hora do Mamaço

Pelo terceiro ano, Sergipe participa da “A Hora do Mamaço”, evento idealizado pela Comunidade “Apoio Materno Solidário” no Facebook e que, em Sergipe ocorrerá também em Aracaju e Itabaiana.

 

Confira a seguir a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Sergipe:

PROGRAMAÇÃO

01/08 – Abertura

Hora do Mamaço – Aracaju

Local: Calçadão da João Pessoa

Horário: 9 horas

Hora do Mamaço – Itabaiana

Local: Praça Chiara Lubich

Horário: 15 horas

03/08 – Mesa-redonda multiprofissional

“Amamentar e trabalhar: é possível conciliar”

Local: Auditório do Campus da Saúde (HU) da UFS

Horário: 8h30min

04/08 – Arrastão do Aleitamento Materno

Local: Alas do Hospital Santa Isabel

Horário: 10 horas

05/08 – Hora do Mamaço

Local: UNIT ( Universidade Tiradentes)

Horário: 8h30min

06/08 – Arrastão do Aleitamento Materno

Local: Enfermarias da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Horário: 9 horas

07/08 – Encerramento – Mesa-redonda Multiprofissional

“Amamentar e trabalhar: só basta apoiar”

Local: Unit (Universidade Tiradentes)

Horário: 8 horas

Realização: Sociedade Sergipana de Pediatria, com diversos apoios.