Sobape realiza ação educativa sobre amamentação no Pituba Parque Center

Uma ação educativa realizada pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) sobre a importância da amamentação atraiu a atenção de quem passou pelo Pituba Parque Center, no Itaigara, em Salvador, na quinta-feira (23). A iniciativa, em parceria com o Tricenter e com o apoio de profissionais do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), integra as mobilizações da 2ª edição do Agosto Dourado – mês que é dedicado ao tema e quando também acontece a 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2018).

Com mamas cobaias e bonecos bebês nas mãos, pediatras e profissionais de uma equipe multidisciplinar orientaram o público sobre os benefícios da amamentação na formação saudável dos bebês. Também foram distribuídos laços dourados, que são símbolo da campanha em virtude de o leite materno ser considerado alimento padrão ouro na alimentação infantil. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o aleitamento materno ocorra de forma exclusiva por seis meses e que se estenda por dois anos ou mais com alimentação complementar.

“É um momento importante de interação com a sociedade para lembrar de algo simples, mas poderoso para a saúde das nossas crianças. É um momento valioso para derrubar os mitos e incentivar as famílias nessa prática”, afirmou a vice-presidente da Sobape, Ana Paz.

Durante a ação educativa, a Sobape chamou a atenção para a necessidade de doadoras para o Banco de Leite Humano, que forcene leite materno para crianças internadas que nasceram prematuras e/ou de mães com dificuldade em amamentar.

A pediatra Iandira Castro, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sobape, comemorou o engajamento das pessoas. “Fizemos contato com o público em geral, esclarecemos dúvidas, famílias compartilharam suas experiências. Divulgamos a amamentação como a forma mais poderosa para reduzir a morbimortalidade infantil”, destacou, ao reiterar a estimativa do Unicef de que 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos podem ser evitadas no mundo com a prática do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida.

“Estudantes do ensino fundamental de uma escola particular também participaram com muita alegria e saíram com o compromisso de serem multiplicadores”, acrescentou Iandira.

*(Com informações da assessoria de imprensa da Sobape).