Sobape terá núcleo na região oeste

A criação de um núcleo da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) na região oeste. Esse foi um dos resultados do I Simpósio de Pediatria do Oeste da Bahia, realizado nesta sexta-feira (31) e sábado (1º/09) no município de Barreiras, a 860 quilômetros de Salvador. A presidente da Sobape, Dolores Fernandez, fez a palestra de abertura e falou sobre a importância do associativismo para o fortalecimento da pediatria.

“Ficamos muito felizes com o avanço dos entendimentos para montarmos um braço da Sobape naquela região. O fato de estarmos vinculados a uma sociedade só fortalece nossa categoria na Bahia e no Brasil”, defende Dolores Fernandez. Ela destacou que foi muito gratificante participar desta atividade promovida pela Liga Acadêmica de Pediatria e Universidade Federal do Oeste (UFOB), com apoio da Sobape e Sociedade Brasileira de Pediatria.

“Eles agradeceram muito o apoio da Sobape e da SBP, o que qualificou o evento e abriu portas para novas parcerias em prol da educação continuada para os pediatras da região, valorizando as entidades e os profissionais distantes da capital”, comentou, parabenizando a organização da atividade, que reuniu mais de 250 inscritos.

Ao lado de Dolores Fernandez, também fizeram parte da mesa de abertura do evento a reitora da UFOB, professora Iracema Veloso; professor Lancaster, coordenador docente da Liga Acadêmica de Pediatria – Laped; professor Adryano Valadão, coordenador do Curso de Medicina da UFOB; professor Rafael Simões, diretor do Centro de Ciências Biológicas da UFOB; João Maurício Araújo, coordenador docente do simpósio e liderança pediátrica na região; e Denise Oliveira, coordenadora discente do simpósio e presidente da Laped.

PROGRAMAÇÃO - Direcionado médicos, residentes e acadêmicos de medicina, além de outros cursos da área da saúde, o simpósio teve uma programação composta por temas atuais e relevantes para a atuação na prática pediátrica.  “Uso racional de antibióticos na pediatria”, “Diagnóstico diferencial das anemias: interpretação do hemograma e condutas”, “Traumatismo cranioencefálico (TCE) na infância”, “Convulsão febril”, “Corpo estranho”, “Abdome agudo no pronto socorro”, “Lesões dermatológicas: diagnóstico diferencial de Hanseníase”, “A criança vítima de maus tratos: sinais de alerta” e “Doença do Refluxo Gastroesofágico” estiveram entre os temas.

Além das aulas expositivas, a programação incluiu uma mesa-redonda sobre o uso da Vitamina D, com novos trabalhos científicos que apontam para a necessidade de revisão de pontos de corte de insuficiência e deficiência. Além disso, houve apresentações orais de trabalhos científicos e de pôsteres.

*(Com informações da assessoria de imprensa da Sobape).