Aconteceu nos dias 15 e 16 de dezembro o I Curso de Manejo Avançado em Aleitamento Materno promovido pela Sociedade Amazonense de Pediatria (SAPED) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As aulas teórico-práticas utilizaram metodologias ativas como simulações, demonstrações e rodas de conversa.
Com carga horária de 20 horas, sendo 15 delas presenciais e outras cinco em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o curso abordou as principais dificuldades do aleitamento materno, situações clínicas comuns e o manejo para superá-las.
O dr. Jefferson Guilherme, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e responsável técnico pelo curso, explica que o objetivo foi resgatar o manejo da amamentação. “O pediatra é o profissional da saúde que mais influencia a decisão da mãe sobre como alimentar seu filho. É fundamental que ele assuma o compromisso de resgatar a cultura da amamentação, porque o leite materno é o melhor alimento para o bebê”, afirma.
TEMAS – Dentre os assuntos abordados estão o manejo da amamentação no ambiente hospitalar; o aconselhamento em amamentação; o manejo de hipolactação – uso de bombas e extratoras de leite e translactação; as políticas de apoio à amamentação e Título de Consultor Internacional do International Board of Lactation Consultant Examiners (IBCLE); a peça e posição – uso da mama cobaia como ferramenta; as estratégias para tranquilizar o recém-nascido; o manejo da lactação para a mulher que trabalha, entre outras.
Dr. Jefferson reforça, ainda, que as turmas foram pequenas, de até 20 alunos, pois todos contaram com a monitoria de um instrutor. “É importante distinguir que não foi só mais um curso de aleitamento materno, mas um curso com abordagem extremamente prática, que tratou das principais dificuldades que surgem no dia a dia dos consultórios”, conclui.
Ao final do curso será emitido um certificado somente àqueles que tiverem 100% de frequência e finalizarem as atividades virtuais dentro do prazo de 15 dias. Além disso, os participantes receberam um kit para manejo do aleitamento no consultório.
Ao todo foram sete instrutores, sendo cinco pediatras: dr. Jefferson Guilherme; dra. Priscyla Ferreira Pequeno Leite; dra. Naira Chaves de Melo Gioia Fonseca; dra. Samarah Paula Nascente Jorcelino Valente; e dra. Briza Claudiamara Rego Roch, e duas enfermeiras, Agatha Iara Mineiro Moura Freire e Jerlyane Veras Fernandes.
VAGAS – As vagas para a primeira turma foram preenchidas com estudantes do ciclo 2 (R2) de Residência em Pediatria da UEA, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT).
Eleições SBP | Chapa “A voz da pediatria” é homologada pela Comis...
03/04/2025 , 11:27Estão abertas as inscrições para vaga de acadêmico titular da ABP...
03/04/2025 , 10:20PED CAST SBP: A criança autista e o uso de tecnologias
02/04/2025 , 13:3817º Alergoped reúne mais de 750 congressistas em São Paulo para d...
28/03/2025 , 14:4617º Alergoped | Impacto das alterações climáticas na saúde de cri...
28/03/2025 , 14:23SBP e ASBAI atualizam terapêuticas em casos de alergia alimentar
27/03/2025 , 14:05