A grave crise econômica e a instabilidade política enfrentadas pela Venezuela fizeram com que 168 mil venezuelanos viessem para o Brasil, principalmente para Manaus (AM) e Boa Vista (RR), à procura de trabalho e de melhores condições de vida. Crianças e adolescentes representam cerca de 20% a 30% desse grupo. Diante deste cenário, a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) promoveu em seu auditório um treinamento de primeiros socorros para atender os refugiados em vulnerabilidade naquela região do País.
A ação foi dividida em três etapas. A primeira foi a capacitação – ocorrida em 8 de agosto – voltada aos profissionais de saúde, promotores e coordenadores que trabalham nos abrigos, além dos caciques em situação de refugiados. Nesta ação, os professores e instrutores do Programa de Reanimação Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) contaram com o apoio de estudantes da Liga de Pediatria do Amazonas (Lapenam) e do Grupo Alfa.
“O treinamento foi bilíngue e contamos com a ajuda da residente de pediatria venezuelana dra. Deisy Mora, que abordou na aula o reconhecimento de sinais de perigo, como doenças respiratórias, anemia, desnutrição, gravidade com dor no ouvido e febre alta prolongada, explicação sobre a rede brasileira de saúde”, explica a presidente da Saped, dra. Elena Marta Amaral.
A segunda etapa ocorreu no dia 12 de agosto e reuniu uma equipe de profissionais para uma visita técnica no Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim, em Manaus. O local concentra boa parte dos refugiados que vivem em situações precárias.
Já a terceira parte da ação aconteceu no dia 17 de agosto em um espaço próximo da rodoviária. Na ocasião, os pediatras se uniram a professores e residentes de dermatologia, além de infectologistas, médicos de família e comunidade, especialistas em medicina tropical, terapeutas e psicólogos para atender as crianças doentes.
“Algumas tinham também comprometimento de pele, uma das queixas fluentes das famílias. O acesso às necessidades fisiológicas básicas, principalmente o banho, não eram muito apropriados, pois muitos imigrantes estão morando em barracas”, comenta a presidente da Saped.
ATENDIMENTO – Além das 165 famílias consultadas pela equipe médica, ainda foram realizados pela equipe do Distrito de Saúde Sul da Secretaria Municipal de Saúde 40 testes de gota espessa para malária, testes para tuberculose PPD (derivado proteico purificado) e pesquisa de bacilo de Koch no escarro.
Houve ainda a dispensação de 134 medicamentos e orientação sobre a administração e armazenamento por um farmacêutico. O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde aplicou ainda 212 doses das multivacinas e atualizou o calendário vacinal das crianças e adolescentes. Os participantes receberam ainda café da manhã.
“A situação vivida por essas crianças e adolescentes as tornam bastante suscetíveis a doenças imunopreveníveis, como sarampo (sendo registrado recentemente um surto), catapora, doenças infecciosas, pneumonia, infecção intestinal. A fome crônica, dificuldades de acesso de saúde e à informação tem agravado a situação nutricional dessas crianças que se encontram em estado de desnutrição”, lamenta a vice-presidente da Saped, dra Adriana Taveira.
A ação foi realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Cáritas, Visão Mundial, Operação Acolhida-Exército Brasileiro e apoiada pela presidente da Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP) e coordenadora adjunta de Integração Regional da SBP na Região Norte, dra. Aldema Figueiredo.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12