A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) passou a integrar oficialmente a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) – articulação nacional de organizações que atuam na proteção, promoção e garantia dos direitos das crianças até os seis anos de idade. A aprovação ocorreu na última sexta-feira (20), quando a instituição recebeu o selo “fazemos parte”.
Para a presidente da SBP, dra. Luciana Silva, trata-se de mais um reconhecimento da atuação efetiva da pediatria brasileira em defesa das crianças. “Ao longo do último ano realizamos ações junto aos ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e também firmamos diversas parcerias institucionais. Por isso, estamos muito felizes em participar da RNPI, que busca garantir os direitos das nossas crianças em todos as áreas”, comemora.
Dra. Luciana lembra ainda a participação ativa da SBP em outras instituições que possuem objetivos similares aos da RNPI, como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) e, mais recentemente, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
RELEVÂNCIA – De acordo com a dra. Luciana, ao se tornar uma instituição ligada à RNPI, a Sociedade passa a contribuir ativamente em reuniões, discussões e debates, disponibilizando seus especialistas e divulgando movimentos e campanhas em favor das crianças. Para ela, chamar a atenção da população brasileira para a relevância dessa primeira fase da vida é fundamental para o futuro do País.
“Os seis primeiros anos de vida de uma criança são extremamente importantes para todo o seu desenvolvimento, tanto das estruturas físicas como as psíquicas, além das habilidades sociais. Assim, as experiências dessa época influenciam toda a vida do indivíduo e a relações com as pessoas que a rodeiam”, explica a dra. Luciana.
HISTÓRICO – A RNPI foi fundada em março de 2007 por um grupo de aproximadamente dez organizações. A Rede é formada por uma Assembleia Geral, um Grupo Gestor, Grupos de Trabalho (Brincar, Proteção e Prevenção às Violências, Educação Infantil, Participação Infantil, Cultura, Saúde, Planos Municipais Pela Primeira Infância e Homens pela Primeira Infância) e pela Secretaria Executiva, que é eleita a cada triênio.
Além disso, existem sete Redes Estaduais da Primeira Infância no Brasil (Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Atualmente, a RNPI conta com mais de 160 instituições parceiras por todo o País e é composta por organizações da sociedade civil e multilaterais, do governo, do setor privado e de outras.
Saiba mais sobre a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) em http://primeirainfancia.org.br/
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12