Sociedade Roraimense de Pediatria monta biblioteca viva no Hospital da Criança, em Boa Vista

  A Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP) realizou a primeira etapa da campanha “Estimule a imaginação: doe um livro infantil” com a arrecadação de 350 livros de histórias infantis. As publicações foram doadas para o Hospital da Criança, na cidade de Boa Vista (RR), referência no tratamento de doenças infantis no estado. “Montamos cinco pontos …

biblioteca-RR
Dras. Nympha Salomão, Carla Patricia, Adelma Figueirêdo e Mareny Damasceno no Hospital da Criança

 

A Sociedade Roraimense de Pediatria (SRP) realizou a primeira etapa da campanha “Estimule a imaginação: doe um livro infantil” com a arrecadação de 350 livros de histórias infantis. As publicações foram doadas para o Hospital da Criança, na cidade de Boa Vista (RR), referência no tratamento de doenças infantis no estado. “Montamos cinco pontos de leitura dentro do hospital. Assim que colocamos os livros nas salas, automaticamente, os pais já passaram a utilizar o espaço”, comemora a dra. Adelma Figueiredo, presidente da SRP. 

A campanha permanente da SRP, iniciada em setembro passado, tem como objetivo dar continuidade, de forma regionalizada, à campanha nacional Receite um Livro, lançada em outubro do ano passado, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com as Fundações Itaú Social e Maria Cecília Souto Vidigal. De acordo com a dra. Adelma, o próximo passo é expandir o projeto para a Atenção Básica de Saúde e para outros hospitais no interior do estado. “A partir daí começamos a divulgar para estimular a leitura para que os pais repitam esse hábito em casa como um benefício às crianças”, frisa a dra. Adelma. 

Estudos comprovam que o hábito da leitura para as crianças desde a gestação serve como estímulo para aumentar as conexões neurais, além de aumentar o vocabulário da criança e fortalecer o vínculo afetivo entre pais, cuidadores e filhos. “O cérebro da criança, entre 0 e 5 anos de idade, é mais fácil nessa faixa etária aumentar as conexões dos neurônios, e uma forma de estimular isso é promovendo a leitura. Ao montar uma biblioteca num hospital, também ajudará a amenizar o sofrimento das crianças internadas”, explica a dra. Adelma. 

As doações de livros infantis para a campanha “Estimule a imaginação: doe um livro infantil” devem ser entregues na sede da Sociedade Roraimense de Pediatria, na Avenida Ville Roy, 4.153, Canarinho (ao lado do CRM), em Boa Vista. “Os livros podem ser usados, desde que estejam em ótimo estado de conservação, para que possamos tornar disponível nos hospitais a fim de incentivar a leitura para a criança hospitalizada. Aquele que aprende a ler num período difícil da sua vida torna esse momento menos traumático e levará para a vida o conhecimento”, finaliza a dra. Adelma.