Somape promove web aula sobre “Epigenética e a nova puericultura” entre associados

No intuito de promover a atualização dos pediatras locais, a Sociedade Matogrossense de Pediatria (Somape) organizou um café da manhã científico, que contou a apresentação da web aula “A epigenética e a nova puericultura”. A conferência - por meio de transmissão ao vivo - foi conduzida pelo dr. Jayme Murahovschi, gastroenterologista pediátrico e membro da Academia Brasileira de Pediatria (ABP).

“O século XXI será marcado pela influência do ambiente sobre nossos genes, ou seja, a epigenética. Aspectos nutricionais, como a prática do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, e até mesmo situações emocionais têm grande impacto no desenvolvimento do ser humano. Os primeiros mil dias são a fase mais vulnerável e importante desse processo. Por isso, além de tratar a doença, o pediatra moderno possui a responsabilidade de orientar e acompanhar minuciosamente a plena saúde do paciente”, explicou dr. Jayme.

PARTICIPAÇÃO - A ação, realizada no sábado (27), em Cuiabá (MT), contou com a participação de 15 especialistas, que destacaram a qualidade técnica do conteúdo debatido. “A conferência foi realmente proveitosa e contou com uma excelente abordagem oferecida pelo dr. Jaime. A maioria desses encontros destinados à revisão científica e confraternização costuma ser muito instigante”, elogiou a pediatra Sandra Coenga de Souza.

De acordo com dr. Rubem Couto, presidente da Somape, a iniciativa faz parte do compromisso da filiada de estimular a educação continuada entre seus associados, sempre valorizando assuntos de relevância para a classe. “A medicina demanda estudos e pesquisas regulares. É inerente ao nosso ofício essa constante busca por novos conhecimentos. A Somape entende essa necessidade e atua tendo esse norte como uma de nossas principais metas”, afirmou.

Ao final do evento, o presidente da Somape agradeceu ainda a presença de todos e salientou a importância do engajamento dos pediatras junto às atividades promovidas pela entidade. “É fundamental somar esforços e prestigiar as iniciativas locais. A adesão dos pediatras incentiva e dá sentido à promoção de mais ações. A união em busca de objetivos comuns é o caminho central para fazer a nossa especialidade cada vez mais forte”, enfatizou.