SOMAPE realiza jantar e palestra de confraternização de final de ano, em Cuiabá (MT)

Em comemoração ao final de ano, a Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape) realizou um jantar e uma palestra de confraternização entre seus associados. O pediatra responsável pela aula foi o dr. Ciro João Bertoli, que é o presidente da regional Vale do Paraíba da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e responsável pelo Departamento Científico de Suporte Nutricional.

Na oportunidade, o médico discorreu sobre o impacto da evolução das fórmulas infantis na relação entre o pediatra e a família. Segundo o dr. Bertoli, a confraternização foi surpreendente e proveitosa. “Pude passar minha experiência para os colegas pediatras sobre esta fórmula que tem beneficiado as crianças, sendo esse o principal objetivo da nossa profissão. Fiquei extremamente honrado em poder compartilhar conhecimentos e dar essa pequena contribuição com todos os presentes”, disse.

PRÓXIMAS AÇÕES – Para os próximos meses, a Somape já tem alinhada também a participação em ações que visam melhorar a saúde das crianças do estado, especialmente no que diz respeito ao aumento da cobertura vacinal.

Em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso do Sul (CRM-MT), o Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul (Coren-MT) e representantes das secretarias de Saúde e de Educação de Cuiabá, será realizado um projeto piloto que consiste na avaliação das cadernetas de vacinação das crianças e adolescentes das escolas e creches municipais e, posteriormente, a vacinação dos alunos que não estejam com suas cadernetas em dia.

“Hoje temos no estado uma lei que obriga a apresentação da caderneta de vacinação completa para a idade do aluno no ato da matrícula, como documento obrigatório. Os responsáveis que apresentarem o documento incompleto terão 30 dias para adequarem a situação vacinal de seus filhos”, explica o dr. Rubem Couto, presidente da Somape.

O pediatra disse que os representantes das entidades envolvidas no projeto farão as palestras esclarecendo as leis que tornam a vacinação obrigatória, darão informações sobre os riscos e as consequências das doenças, além de explicar o impacto positivo da vacinação no Brasil para os diretores e professores, e exibir vídeos educativos sobre o tema para os pais e responsáveis.

“Nos próximos dias serão enviadas cópias do documento assinado pelos dois Conselhos e pela Somape para os secretários de educação e saúde do município. Estamos felizes por participar de importante ação e esperançosos que o projeto possa ser expandido para todas as escolas do estado”, ressaltou o dr. Rubem.