Com o objetivo de discutir os riscos da exposição de crianças à radiação e debater de que forma os profissionais de saúde podem e devem atuar para reduzir o número de exames de raios-x sem necessidade, a Unimed Cuiabá, em parceria com a Sociedade Mato-grossense de Pediatria (SOMAPE), realizou palestras com o tema “Proteção Radiológica na Infância – diagnosticar, sim. Radiação sem necessidade, não”, em Cuiabá (MT).
A exposição à radiação por meio da realização de exames de raios-x pode levar a consequências tardias graves e até lesões no sistema nervoso, queimaduras, entre outras. As palestras – ocorridas no dia 9 (quinta-feira), no auditório da Unimed Cuiabá, foram transmitidas simultaneamente pelo Facebook Live.
Entre os expositores, estavam: o dr. Clemax Couto Sant’Anna, editor-científico da revista Residência Pediátrica da SBP e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que falou sobre infecções respiratórias na infância: aspectos diagnósticos; a dra Mônica Bernardo, docente da Universidade de São Paulo (USP), que abordou o diagnóstico por imagem na infância: ênfase na radioproteção; Luiz Claudio de Moura Carvalho (Unimed Cuiabá); e o dr Sérgio Leandro Aquilas Rodrigues (Unimed Brasil), que apresentou as ações da cooperativa na radioproteção na infância.
Participaram ainda do evento o dr. Rubem Couto e o dr Mohamed Omais, presidente e vice-presidente da SOMAPE, respectivamente; dr Arlan de Azevedo Ferreira, vice-presidente da Unimed Cuiabá; e a dra Maria de Fátima Carvalho de Ferreira, presidente do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso (CRM-MT). “Boa parte do público era constituída por pediatras associados à SOMAPE, o que demonstra mais uma vez a força e união de nossa filiada. Obrigado pelo apoio a todos que compareceram, fazendo desse evento um sucesso”, agradeceu o dr. Rubem Couto.
Para o dr. Euze Márcio, ex-presidente da SOMAPE, “o encontro teve nível excelente e trouxe muito aprendizado, que poderá ser útil na prática clínica diária”. De acordo com o dr. Arlan, o tema é de extrema importância e, por isso, a Unimed aderiu ao programa de radioproteção infantil da Unimed Brasil, dando início às suas próprias ações. “A participação dos colegas foi uma demonstração do motivo que nos levam a cuidar das crianças”, destacou o vice-presidente da Unimed Cuiabá.
Representante da SBP participa de 2º Simpósio sobre Doenças Crôni...
21/11/2024 , 14:53Departamentos Científicos e Grupos de Trabalho da SBP apresentam ...
18/11/2024 , 12:16JPed: acesse agora os artigos do volume 100 - edição 6
18/11/2024 , 12:18SBP realiza webinar sobre hipovitaminose D para atualizar pediatr...
18/11/2024 , 12:15Pediatras celebram recertificação do Brasil como país livre do sa...
18/11/2024 , 12:14Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos disponíveis e...
18/11/2024 , 12:12