“Somos os protagonistas na orientação, apoio, cuidado e acolhimento à mãe que amamenta”, diz presidente da SBP

“É com grande alegria que estamos com este grupo de pessoas especiais e todos os pediatras para o mês do Agosto Dourado, que tem uma importância ímpar para todos nós pediatras brasileiros. Somos os principais protagonistas na orientação, no apoio, no cuidado e no acolhimento à mãe que amamenta”. Essas foram as palavras iniciais da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, na live de abertura do Agosto Dourado da instituição, ocorrida na última segunda-feira (03).

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DA LIVE.

A transmissão, ocorrida pelas redes sociais (Facebook e YouTube) da SBP, também contou com a participação dos convidados especiais dr. Joel Alves Lamounier, diretor de Ensino e Pesquisa da SBP; dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP; Janine Selva Ginani, analista técnica de Políticas Sociais do Ministério da Saúde e Coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno na Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS); e dr. Cesar Gomes Victora, professor emérito de Epidemiologia. A moderação foi feita pelo dr. Luciano Borges, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP (DCAM-SBP) e contou ainda com a participação de todos os membros do DECAM-SBP.

Dra. Janine Selva lembrou que a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) no Brasil é fruto de uma importante e longa parceria entre o Ministério da Saúde e a SBP. “Essa parceria sólida nos faz entender que o pediatra é o profissional essencial para o apoio, promoção e proteção ao aleitamento materno”, ressaltou.

SÉRIE INTERNACIONAL – O renomado dr. César Victora contou sobre sua atuação, desde a década de 1980, na luta pelo aleitamento materno e lembrou ainda o papel preponderante da SBP nessa questão. Ele contou que a série de artigos sobre aleitamento materno, publicados em 2016 na revista The Lancet, foi ampliada e será publicada até o final de 2022.

“O primeiro artigo aborda a questão da insegurança da mãe sobre o aleitamento. Vamos abordar a revisão sistemática de intervenções direcionadas especificamente a esses problemas tão comuns na prática clínica. O segundo artigo aborda um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o uso das mídias sociais na promoção dos substitutos do leite materno. O terceiro artigo fala sobre a questão de fragmentos da Covid-19 no leite materno, sendo que ainda não existem casos confirmados por esse tipo de transmissão do leite materno para o bebê”, exemplificou.

IMUNIZAÇÃO – Presidente do DC de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, falou sobre a campanha “Informar, amamentar e imunizar”, lançada recentemente pela instituição – com o apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A campanha visa conscientizar a população sobre como priorizar essa meta, que consiste numa oportunidade de ouro para assegurar um desenvolvimento saudável ao longo de toda a vida.

“O leite materno é capaz de proteger o bebê e de fortalecer as defesas do organismo. Do mesmo modo atuam as vacinas, que também são indispensáveis para a saúde das mães e das crianças. Para debater essa dupla estratégia: amamentação e imunização, convidamos todas as famílias a participarem desse momento de congraçamento da saúde infantil conosco”, ressaltou dr. Renato Kfouri.

MULTIDISCIPLINAR – Diretor de Ensino e Pesquisa da SBP, dr, Joel Lamounier, destacou o importante papel de outros profissionais de saúde que também trabalham em prol do aleitamento materno, tais como os enfermeiros, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. “O aleitamento materno é uma atividade que envolve múltiplos profissionais e temos que valorizar a todos”, observou.