O compromisso do pediatra no fortalecimento da proteção infantojuvenil é destacado em mais uma ação. A Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape) foi nomeada pelo Governo do Estado do Pará para integrar o biênio 2021/2023 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente. Devido a importância dessa nomeação, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) parabeniza e reforça a função dos pediatras na constante luta pela garantia dos direitos infantojuvenis no País.
Com o objetivo de discutir, acompanhar e cobrar do poder público as garantias de atenção integral às crianças e adolescentes, as dras. Vilma Hutim e Adriane Wosny Guimarães - presidente da Sopape e 2ª diretora financeira da instituição, respectivamente - compõem o comitê. As pediatras tomaram posse em sessão virtual realizada no dia 6 de maio.
“A principal missão da Sopape é lutar e monitorar como estão as garantias de atenção das crianças. O Conselho trata de discussões sobre a condição das crianças e adolescentes no Estado, portanto, essa parceria com as organizações governamentais e a sociedade cível organizada é muito importante para acompanharmos de perto as discussões sobre a condição da faixa infantojuvenil” explica dra. Vilma.
ATUAÇÃO - A presidente da Sopape conta que dará sequência às ações em andamento no Conselho. Como, por exemplo, cobrar as secretarias estadual e municipal sobre a disponibilidade de vacinas para crianças; a cobertura do teste do pezinho; e a disponibilidade da caderneta de saúde da criança para todos nas maternidades e unidades básicas.
Um dos objetivos das pediatras ao ocupar o cargo é desempenhar ações para as crianças e adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade para violência doméstica, sexual e trabalho infantil. “Esse mês estamos realizando um Fórum - com apoio do Ministério Público do Estado do Pará, Polícia Civil e Ordem dos Advogados Brasileiros (PA) - para avaliar e elaborar um plano de ação para promover melhorias para prevenir essas violências sofridas por esse grupo etário”, destaca.
Eleições SBP | Chapa “A voz da pediatria” é homologada pela Comis...
03/04/2025 , 11:27Estão abertas as inscrições para vaga de acadêmico titular da ABP...
03/04/2025 , 10:20PED CAST SBP: A criança autista e o uso de tecnologias
02/04/2025 , 13:3817º Alergoped reúne mais de 750 congressistas em São Paulo para d...
28/03/2025 , 14:4617º Alergoped | Impacto das alterações climáticas na saúde de cri...
28/03/2025 , 14:23SBP e ASBAI atualizam terapêuticas em casos de alergia alimentar
27/03/2025 , 14:05