Soperj promove uma série de eventos no mês de agosto para atualizar pediatras e fortalecer a categoria

Marcado por uma série de eventos e atividades em diferentes especialidades, o mês de agosto se mostrou de extrema importância para a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj). Ao longo das últimas três semanas, pediatras, residentes e profissionais da área se juntaram em favor de causas relevantes como a Semana Mundial de Aleitamento Materno, Dia Nacional de Combate ao Colesterol, além de diversos cursos de especializações e também ao já tradicional Encontro de Atualização em Pediatria da Zona Oeste, evento que reuniu nos dias 15 e 16, no Círculo Militar, na Vila Militar, em Deodoro, centenas de médicos pediatras e residentes

Considerado um dos eventos mais importantes do ano pela SOPERJ, o XIII Encontro de Atualização em Pediatria da Zona Oeste, foi um encontro para discutir e apresentar aos pediatras da região o que há de mais novo dentro da área de atuação. Na oportunidade, o presidente do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Joel Bressa da Cunha, representou a instituição.  

“Foi uma grande confraternização entre os pares, que puderam se atualizar com o que há de mais moderno na pediatria, além de terem a oportunidade de uma troca intensa de experiências”, ressaltou a presidente da Soperj, dra. Katia Telles Nogueira.

A médica enfatizou ainda a oportunidade que teve de fazer uma convocação geral aos pediatras presentes para se associarem à Sociedade. Ela classificou o chamado como uma convocação do bem. “A Soperj acredita que a rede de pediatras envolvidos nessa corrente precisa aumentar. Convocamos todos os pediatras a integrarem o time de associados. Quanto mais unidos estivermos, mais força teremos para avançar, compartilhar, conquistar e vencer nossos desafios no exercício diário de nossas funções”.

Uma das coordenadoras do Encontro, dra. Elisabete Isidoro Caetano, ressaltou a integração entre os participantes e palestrantes durante as apresentações que aconteceram ao longo dos dois dias do encontro. “Tínhamos uma boa expectativa, mas percebemos que houve uma superação em torno do que esperávamos ao ver a satisfação dos colegas, o número de inscrições e a qualidade das aulas. Sabemos que perfeição não existe, mas nos esforçamos para que o evento ficasse marcado na vida dos médicos participantes”.

Dra. Elisabete Caetano explicou que uma das preocupações, ao montar a grade de programação do evento, era a de levar para o Encontro da Zona Oeste temas de atualização que fossem práticos e bastante presentes nos consultórios. O objetivo foi atingido. Apesar das dificuldades de deslocamentos, os dois dias do evento tiveram o auditório lotado com intensa participação dos pediatras.

Mais do que proporcionar um encontro de atualização das práticas pediátricas, a direção do evento também se preocupou com a saúde de seus médicos e montou um espaço reservado para a vacinação. “Os pediatras pensam tanto na saúde de seus pacientes e muitas vezes esquecem da própria saúde. Ter essa área de vacinação foi uma maneira de cuidarmos de nossos pares”, disse a dra. Katia Telles Nogueira, que propôs a ideia aos outros coordenadores do Encontro.

DEBATES – Durante o evento, os médicos ressaltaram em suas palestras as adversidades que estão enfrentando em diversas áreas. Um dos debates foi o da vacinação. A dra. Isabella de Assis Balallai reforçou a importância de ampliar a informação sobre o assunto. Enfatizou que a desinformação, despreparo e as fake news contribuem para o avanço de doenças, algumas até já erradicadas. Também foram apresentados pela dra. Elisabete Isidoro Caetano dados epidemiológicos sobre a anemia. A médica fez um alerta lembrando que 27% da população mundial sofre com esse problema.

Ao final de dois dias de aulas, debates, trocas e atualização, a presidente da SOPERJ considerou que o evento atingiu todos os seus objetivos e que foi um sucesso. “Estamos muito felizes com o resultado, saímos daqui animados com o envolvimento de todos neste Encontro”, pontuou a dra. Katia Telles Nogueira.

OUTROS EVENTOS – A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi marcada pelo Mamaço e por uma Roda de Conversa na Igreja São José, na Lagoa, na manhã do sábado 3 de agosto, reunindo pediatras, estudantes de medicina e pais. Foi um momento de esclarecimentos e acolhimento às queixas das mães que ainda sofrem com inúmeras questões relacionadas à amamentação. A Roda de Conversa contou com a participação da presidente da Soperj, dra. Katia Telles Nogueira, e de médicas como a dra. Carmen Elias, uma referência no tema. “Encontros como o que aconteceu nessa manhã, são importantes não só para a família, mas também para nós, profissionais da saúde, pela troca de experiências, e para a sociedade em geral”, ressaltou dra. Carmen Elias ao final do encontro.

No dia 13, aconteceu o II Workshop de Aleitamento Materno na Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá, no Centro do Rio. O workshop reforçou a importância de orientar os profissionais da saúde sobre a prática da amamentação. A pediatra Carmen Elias enfatizou que existe a teoria, o embasamento, mas que é necessário ter um olhar para essa prática. “É importante observar uma mamada, vivenciar casos clínicos para poder melhor preparar não só pediatra como outros profissionais de saúde.”
*Com informações da assessoria da Soperj