Durante todo o mês de agosto, a Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj) promoveu diferentes ações de qualificação profissional, como forma de celebrar o Dia do Pediatra (27 de julho). No dia 25, ocorreu na sede do CREMERJ, em Botafogo (RJ), o módulo IV do Curso de Educação Médica Continuada em Pediatria. Na ocasião, foram apresentadas palestras sobre assuntos variados, como ética, fibrose cística, sarampo e manejo do desfralde, sob condução de diversos especialistas da filiada, entre eles, as dras. Denise Garcia, Daniela Paiva, Maria de Fátima Pombo, Leda Amar de Aquino, Selma Sias e Glória Sá.
Durante a atividade, foi apresentado também o número atualizado de médicos no País. No total, são 452.801 profissionais, sendo 59.366 somente no estado do Rio de Janeiro. A expectativa é de que até o ano de 2020 o número chegue a 500 mil.
REANIMAÇÃO PEDIÁTRICA - Nos dias 24 e 25 de agosto, sob coordenação da diretora da Soperj, dra. Regina Coeli, foi realizada mais uma edição do curso Pediatric Advanced Life Support (PALS). Baseado nas diretrizes da American Heart Association (AHA), o curso teve o objetivo de qualificar os especialistas no atendimento à criança gravemente enferma.
A metodologia utilizada sistematiza a avaliação pediátrica de modo a facilitar a rápida classificação do estado fisiológico do doente, levando a ações mais eficazes e organizadas. Todo o material didático é elaborado pela AHA e o conteúdo baseado, em grande parte, em atividades práticas sobre técnicas e procedimentos de assistência pediátrica emergencial.
REANIMAÇÃO NEONATAL – No dia 18, a filiada promoveu ainda mais um curso do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN-SBP) destinado a capacitar médicos e estudantes dos 5º e 6º anos de Medicina em procedimentos de assistência aos recém-nascidos na sala de parto.
As aulas foram coordenadas pelos instrutores do Programa e membros da diretoria da SOPERJ, dra. Giselda Silva, dr. Gustavo Benvenuti e dr. José Dias Rego, que também compõe a Academia Brasileira de Pediatria (ABP). A capacitação aconteceu na sede da SOPERJ, com carga horária de oito horas, duas aulas teóricas e quatro práticas. Cada instrutor credenciado do PRN-SBP ministrou o treinamento para o máximo de oito médicos.
JORNADA – Também no dia 18, os Comitês de Cardiologia e Nefrologia da Soperj promoveram uma Jornada sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), realizada na sede do CREMERJ. Durante o evento, foram ressaltados os atuais índices de mortalidade relacionados às doenças cardiovasculares, atualmente a maior causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A importância da prevenção foi destacada pela presidente do Comitê de Cardiologia da SOPERJ, dra. Talita Nolasco Loureiro, e pelo presidente do Comitê de Nefrologia, dr. Arnauld Kaufman. Para os pediatras, a HAS é uma realidade cada vez mais frequente, uma vez que o sedentarismo, a má alimentação, e os hábitos atuais – nos quais as crianças permanecem muitas horas em computadores e celulares e pouco tempo em atividades físicas – elevam o número de obesos. “A utilização de estratégias e abordagens que identifiquem com mais precisão as crianças em situação de risco oferecem benefícios tanto para o indivíduo com hipertensão como para a sociedade”, destacaram eles.
(*Com informações da assessoria de imprensa da Soperj)
Eleições SBP | Chapa “A voz da pediatria” é homologada pela Comis...
03/04/2025 , 11:27Estão abertas as inscrições para vaga de acadêmico titular da ABP...
03/04/2025 , 10:20PED CAST SBP: A criança autista e o uso de tecnologias
02/04/2025 , 13:3817º Alergoped reúne mais de 750 congressistas em São Paulo para d...
28/03/2025 , 14:4617º Alergoped | Impacto das alterações climáticas na saúde de cri...
28/03/2025 , 14:23SBP e ASBAI atualizam terapêuticas em casos de alergia alimentar
27/03/2025 , 14:05