Sopern celebra 50 anos de dedicação aos pediatras, crianças, adolescentes e famílias do Rio Grande do Norte

Durante 50 anos de história, buscar o melhor para as crianças e adolescentes e agregar aos pediatras do Estado foram os objetivos que nortearam a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern). Para celebrar o marco neste mês de outubro, a entidade realizou uma missa de ação de graças na Paróquia Bom Jesus, em Natal. Tendo em vista a importância da data, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) parabeniza os profissionais que contribuíram para o fortalecimento da entidade e o serviço prestado à sociedade civil e aos pediatras durante os anos de trajetória.

“Desde sua fundação, a Sopern tem desempenhado as funções para qual foi criada: realizando ações para promover a melhoria da saúde e bem-estar físico, mental e social das crianças e adolescentes, atualizando os pediatras e defendendo a especialidade nos aspectos éticos, sociais e econômicos”, ressalta a presidente da entidade, dra. Kátia Correia Lima.

REALIZAÇÕES - A especialista reforça que o trabalho dos sócios fundadores e ex-presidentes permitiu que a entidade alcançasse diversas conquistas no decorrer desses 50 anos, como a aquisição da própria sede em 2000, e a ampliação do espaço no ano passado. “Precisamos usar essa data para agradecer tudo que conquistamos e realizamos. A dedicação de diversos pediatras fortaleceu a Sopern e agregou para os profissionais do Rio Grande do Norte”, destaca.

Entre as realizações, a presidente ressalta as ações alusivas à Semana Mundial de Amamentação realizadas desde 2014; atuação da Rede Cegonha em 149 municípios, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde; participação no Conselho Tutelar Municipal em Natal, entre 2002 e 2007; realização de diversos congressos na capital do Estado; e ações de capacitação de profissionais da saúde, como os Treinamentos de Pediatras e Enfermeiros da rede pública e privada com o Programa de Reanimação neonatal e Suporte Avançado na Pediatria (PALS).

OBJETIVOS - Para dar seguimento ao compromisso de atualização dos pediatras e promoção da saúde e bem-estar das crianças e adolescentes, dra. Kátia explica que a entidade pretende continuar com as parcerias com os serviços públicos e privados na capacitação de profissionais que atuam no atendimento ao público infantojuvenil.

“Queremos seguir apoiando o Projeto Pediatria Itinerante, que leva atendimento médico pediátrico às regiões do nosso Estado e contribuir para o ensino dos estudantes de medicina que participam dos atendimentos durante essa ação; as parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte nas capacitações do teste do coraçãozinho; e a constante atualização dos pediatras com cursos e lives. E no ano que vem vamos concretizar um grande sonho: ser sede do Congresso Brasileiro de Pediatria”, destaca.

FUNDAÇÃO – Criada em 7 de outubro de 1971, a Sopern foi presidida pelo sócio fundador dr. Heriberto Ferreira Bezerra, durante a gestão 1972-1974. Inicialmente, a entidade funcionava na sede da Associação Médica do Rio Grande do Norte. Somente em 2000, a sede própria foi adquirida com recursos de eventos realizados em 1998: o IX Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica e I Congresso Nordestino de Gastroenterologia Pediátrica.

Em 2015, a sede da Sopern foi reformada e reinaugurada através dos recursos recebidos de congressos sediados em Natal – 15º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia Pediátrica (Gastroped), 19º Congresso Latino Americano, 10º Congresso Ibero Americano de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição; e 11º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia (Cobrapem).