STOP realiza seminário tocantinense sobre áreas de atuação em pediatria

Com a presença de 40 pediatras, residentes em pediatras e estudantes de Ligas de Pediatria, a Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP) promoveu 1ª edição de um seminário sobre áreas de atuação da especialidade. O evento ocorreu nos dias 23 e 24 de agosto no Auditório do Hospital Dom Orlone, em Araguaína (TO).

O Seminário teve como principal meta atualizar os pediatras e estudantes tocantinenses acerca das pesquisas mais recentes e dos temas mais rotineiros do profissional. “Os seminários fora da capital fazem parte da proposta de levar atualizações nas cidades-polo e, desta forma, abranger um número maior de colegas. Araguaína foi escolhida para inaugurar esse projeto por ser a segunda cidade que concentra o maior número de pediatras, depois da capital, e por receber pacientes do entorno e de estados vizinhos como Maranhão, Pará e Piauí”, explica a presidente da STOP, dra. Elaine Lobo.

Segundo a especialista, a receptividade e a troca de experiências tonaram o evento ainda mais produtivo e uma 2ª edição do evento já está sendo programada para 2020. “O acolhimento e a participação dos colegas foram surpreendentes. Foi um final de semana muito proveitoso. Eventos como esse fazem com que, além da atualização técnica, possa haver troca de experiência e confraternização entre os pediatras”, declara.

PROGRAMAÇÃO – As palestras versaram sobre assuntos cotidianos na prática pediátrica como cardiopatias; dermatoses; asma, alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e intolerância à lactose; choro no lactente; nutrição do prematuro; novidades em vacinação; e mais. 

“Todos os temas foram proferidos por pediatras especialistas e atualizados. Na oportunidade, eles mostraram como o pediatra geral é importante na condução e acompanhamento dos casos nas crianças e adolescentes”, finaliza dra. Elaine.